De Repente na Rede desta quarta exibe melhores momentos do Festival Mulheres no Improviso

By 22 de março de 2022Cultura, Paraiba

Para fechar o Mês das Mulheres, o projeto De Repente na Rede desta quarta-feira (23) trará os melhores momentos do Festival Mulheres no Improviso (FEMI), com trechos pinçados da sua terceira edição, que ocorreu no último dia 11, no Cine Teatro São José, em Campina Grande, com apresentação do declamador Iponax Vila Nova.

Neste programa especial, o telespectador poderá assistir, a partir das 19h, através do Canal da Funesc no YouTube (www.youtube.com/TvFunesc) as cantorias, repentes e poesias que alcançaram mais destaque e aplausos no festival, na voz de oito cantadoras nordestinas: Minervina Ferreira (PB), Francisca Maria (PB), Fabiane Ribeiro (MA), Lucinha Saraiva (CE), Santinha Maurício (PE), Maria da Soledade (PB), Toinha Brito (CE) e Damiana Pereira (CE).

Com a desafiadora característica do improviso, própria do festival, as participantes cantaram sextilhas, motes em sete e motes em dez, discorrendo sobre temas sorteados apenas no instante da apresentação.

Além de ser um festival já consolidado na programação do Clube do Repente de Campina Grande e de funcionar como uma grande vitrine para o trabalho de mulheres repentistas da região Nordeste, neste ano o III FEMI integrou parte da programação do Mês da Mulher, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), e do projeto ‘De Repente na Estrada’, iniciativa também assinada pela Funesc, que busca incentivar a cultura popular através da interiorização e visita a 12 municípios paraibanos, sempre promovendo cantorias de violeiros de todo o Nordeste.

Em todos esses eventos, o apresentador oficial é Iponax Vila Nova, que além de conduzir as cantorias, realiza oficinas de declamação e versos pelo Estado. Iponax nasceu em Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho de Ivanildo Vila Nova, um dos grandes repentistas da atualidade e vem levando sua arte para distantes grotões do país, representando-a como um ativista da cultura matuta e grande articulador da arte do repente e da poesia atual.

Serviço:

De Repente na Rede – Melhores momentos FEMI 2022
Quarta-feira, 23/03/2022, às 19h
Com: Minervina Ferreira (PB), Francisca Maria (PB), Fabiane Ribeiro (MA), Lucinha Saraiva (CE), Santinha Maurício (PE), Maria da Soledade (PB), Toinha Brito (CE) e Damiana Pereira (CE).
Apresentação: Iponax Vila Nova
Transmissão: www.youtube.com/TVfunesc

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: