Quem é Karoline Menezes, a violinista paraibana que tocou com Beyoncé no Oscar

By 29 de março de 2022Cultura, Lute como uma garota

Karoline Menezes participou da performance de ‘Be Alive’, música tema do filme King Richard: criando campeãs; e também de ‘No time to die’ com Billie Eilish, vencedora do Oscar.

A apresentação de Beyoncé na abertura do Oscar 2022 contou com a presença de uma instrumentista brasileira: Karoline Menezes, de 33 anos. A violinista paraibana integrou a orquestra que acompanhou a cantora na performance de Be Alive (do filme King Richard: criando campeãs), música pela qual concorria ao Oscar de Melhor Canção, e também à performance de No time to die – Sem tempo para morrer, de Billie Eilish e Finneas O’Connell, vencedores na categoria.

“Foi muito maravilhoso tocar com a Beyoncé, ela é um ícone na música em todos os sentidos – como cantora, como símbolo da cultura afroamericana e no mundo inteiro. Foi uma honra muito grande dividir o palco com ela”, conta Karoline.

“Também toquei com a Billie Eilish, que foi uma vibe completamente diferente, mas foi muito especial, uma das artistas com que eu mais queria tocar. sonhava fazer parte do time dela. Foi uma experiência incrível, me sinto extremamente honrada de fazer parte da orquestra de cordas dela nessa apresentação tão épica no Oscar”, completa a artista.

Essa foi a quarta passagem da musicista em apresentações do Oscar. Em 2015, a violinista tocou com a banda de The Weekend, na faixa Earned It, trilha sonora do filme 50 Tons de Cinza.

Em 2002, subiu no palco do prêmio para tocar na música Love Yorself, com o rapper Eminem. A música faz parte da trilha sonora de 8 Mile – Rua das ilusões. Em 2021, acompanhou a cantora Celeste, com Hear My Voice, música do filme Os 7 de Chicago.

Apesar da premiação de 2022 ser ao vivo, a apresentação de Beyoncé foi gravada em uma quadra de tênis para fazer referência ao filme King Richard: criando campeãs, que conta a história de Richard Williams, o pai de Venus e Serena Williams, duas das maiores atletas mundiais do tênis. O filme foi protagonizado por Will Smith e lhe rendeu seu primeiro Oscar da carreira, na categoria Melhor Ator.

“Foi uma honra absoluta fazer parte desse naipe de cordas. Que trabalho incrível”, disse a violinista nas redes sociais após o evento.

Carreira

Nascida em João Pessoa, Karoline mora atualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Com uma soma de experiências no currículo, como bacharelado, mestrado e pós-mestrado na área musical, a artista começou a estudar música em sua cidade natal, na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro. No Brasil, tocou na Orquestra Sinfônia Jovem da Paraíba, na Camerata Parahyba e na Camerata Brasílica.

A paraibana já fez apresentações com grandes músicos nordestinos como Chico César, Dominguinhos e Sivuca.

Em 2009, foi convidada para participar do Femusc, Festival de Música de Santa Catarina. Após a apresentação ganhou uma bolsa de estudos para bacharelado em música na Azusa Pacify University da Califórnia. Com a oportunidade, se formou em música e performance e passou a trilhar sua carreira internacional.

Em sua trajetória, tocou com diversos artistas do showbusiness. No final do ano passado, dividiu o palco com a cantora Adele, em um show transmitido na rede de TV Americana CBS. Também já se apresentou com Elton John, Snoop Dogg, Queen Latifah, Mary J. Blige e Andrea Bocelli.

Além de marcar presença no palco com artistas e bandas, a violinista faz gravações para trilhas sonoras de filmes e seriados e é professora de música na El Camino College e Youth Orchestra of Los Angeles.

 

com informações da Revista Marie Claire

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: