Vestidos, saias, blusas, shorts e bolsas. Essas foram algumas das peças apresentadas nesta quinta-feira (20), durante o desfile de moda, realizado no encerramento do curso profissionalizante de Corte e Costura, promovido pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (CENDAC).
O desfile aconteceu no auditório do CENDAC, em João Pessoa, e além do desfile, todas as peças confeccionadas pelas 24 alunas que fizeram o curso, ficaram em exposição ao público.
“Esta foi uma das melhores turmas que tivemos de corte e costura, aqui no Cendac. As roupas estão muito bem feitas e muito bonitas, todas vocês estão de parabéns. Um curso como esse, ajuda vocês a terem seu próprio negócio, costurar em domícilio, em sua casa ou em uma empresa, ou ainda ser professora, como nossa instrutora Bernadete, que está de parabéns pela condução das aulas. Nós que fazemos o Cendac estamos muito satisfeitas”, comemorou a presidente do CENDAC, Valquíria Alencar.
A professora do curso, Bernadete Agripino, estava emocionada e agradeceu ao Cendac a confiança em seu trabalho e disse estar orgulhosa com o resultado final apresentado pelas alunas. “Gosto muito de trabalhar aqui no Cendac e estou muito orgulhosa, não por vaidade, mas por ter conseguido alcançar o resultado positivo neste aprendizado com estas alunas. Estou muito feliz e agradecida também”, enfatizou.
Rita Feitosa é uma das alunas mais idosas do curso e com larga experiência na área de costura. Ela já tem uma loja no Centro da cidade, onde confecciona e vende peças íntimas, e com uma clientela fiel. “Quis fazer este curso porque acho que é sempre bom a gente se aperfeiçoar, conhecer novas técnicas e poder trocar experiência com outras mulheres também. Já tenho meu próprio negócio e agora vou costurar também outras peças, como este vestido que fiz aqui”, disse, mostrando o vestido rosa que ela fez e exibiu durante o desfile.
Outra aluna do curso de Corte e Costura do Cendac foi Maria da Conceição. Ela também já tinha experiência na área de costura, e agora pretende aumentar o seu ateliê comprando outras máquinas de costura. “Eu tenho meu ateliê em minha casa, costuro para minha família, para mim e para outras pessoas que já conhecem meu trabalho. O curso foi muito bom, porque eu pude aprender novos cortes de tecidos, melhorando o que sei, né? A professora foi muito atenciosa com todas”, afirmou.
Jéssica Silva estava muito feliz com o resultado que obteve no curso ofertado pelo Cendac. “Eu já tinha noção na área da costura, fiz cursos básicos em outros lugares, e sempre gostei de moda, mas uma das coisas que me interessou foi que eu gosto de fazer vários modelos, usando a criatividade para criar novas peças para o nosso dia a dia.” comemorou. Jéssica também participou do desfile, com um vestido feito por ela. Ela também confeccionou durante o curso uma blusa, short e uma blusa colete.
O curso profissionalizante de Corte e Costura foi feito pelo CENDAC, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), e teve a carga horária de 80h. A vice-presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Karla Alencar, e a coordenadora do Castelo de Mulheres, Cleide Lima, também prestigiaram o evento.
com informações da ascom CENDAC