Espetáculo faz parte do projeto “Nós do Avesso em Curto Circuito”, de Porto Alegre, e aborda a vivência do corpo em movimento, colocando a arte como processo democrático e inclusivo
A Cia. Soltos no Espaço se prepara para fazer pouso na Paraíba com a apresentação do espetáculo de dança “Nós do Avesso”. Vinda de Porto Alegre, o coletivo realizará o evento em Campina Grande (dia 23/07) no Teatro Rosil Cavalcanti, às 19h; em Cabedelo (25/07), às 15h; e em João Pessoa no Teatro Ednaldo do Egypto (27/07), às 15h. Nos dias 19, 20 e 21 de julho haverá uma residência artística na capital paraibana aberta à comunidade. Tanto as apresentações quanto a residência são gratuitas.
Criado e produzido pela bailarina Maria Albers, “Nós do Avesso” é uma obra coreográfica que traz para a cena o avesso do que está dado. Desvela a Santa Loucura que nos habita. Convida a contracenarem pessoas com e sem deficiência psicossocial numa pesquisa por personas em estado de folia. A obra extrapola o conceito de espetáculo e se desdobra em vivência.
“Pensar a arte de uma forma inclusiva balança radicalmente nossas ideias de normalidade socialmente construídas. Quando uma pessoa com deficiência psicossocial, dentro de sua especificidade, sobe ao palco como artista, não é só ela que se transforma: a própria obra de arte se transforma, a partir de seus princípios estéticos, poéticos, políticos. Também o público se transforma. Todos nós nos transformamos, pois a arte inclusiva rompe a grande barreira conceitual que separa o “nós” do “eles/elas”, e nos convida a pertencer na diferença”, afirmou Maria Albers.
A inclusão por meio da dança é a grande mola propulsora de “Nós do Avesso”, mostra como a arte intersecciona vários campos do cotidiano. A maioria dos bailarinos que compõem a cena é usuário do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). As apresentações também contarão com intérpretes em Libras e audiodescrição e o público será recepcionado pelas integrantes da Casa da Baixa Costura.
As três apresentações do espetáculo fazem parte do Projeto Nós do Avesso Em Curto Circuito, contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, e que propõe também a realização da Residência Artística Cuidado Em Cena.
Inscrições para Residência – A Residência Artística Cuidado em Cena acontecerá na Sala 2, Mezanino 2, do Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc) nos horários das 9 às 12h e das 13h às 16h. A atividade tem como público alvo artistas, usuários e usuárias da Rede de Atenção Psicossocial local e seus familiares, pesquisadores e comunidade em geral. Para se inscrever bastar clique neste link https://acesse.one/kra7R ou no link da bio do @nos.doavesso. Ao todo, serão ofertadas 25 vagas.
Facilitada por Maria Albers, com a participação e assistência dos dois bailarinos que são usuários de um CAPS, o momento propõe compartilhar da metodologia do Cuidado Em Cena, desenvolvida pela bailarina a partir da experiência de criação cênica junto a pessoas com deficiência psicossocial.
Trata-se de uma Residência de caráter vivencial e troca entre participantes, onde se experimente principalmente a possibilidade de relação com a alteridade e a sensação de pertencimento na diferença. Intenciona-se que a Residência possa ser disparadora de processos de criação locais, fortalecimento de coletivos locais ou formação de novos.
O projeto “Nós do Avesso em Curto Circuito” tem produção de Maria Albers – Dança&Corporeidades com apoio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Aquarela, Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, Prefeitura Municipal de Esteio, Trilhar: Caminhos Memórias e Experiências, Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), Teatro Ednaldo do Egypto, portal Parahyba Notícias e conta com recursos da Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, via Ministério da Cultura.
Serviço:
Residência Artística
Datas: 19, 20, 21 de julho, das 9 às 12h e das 13h às 16h.
Apresentações
Campina Grande: dia 23 de julho, no Teatro Rosil Cabral, às 19h
Cabedelo: dia 25 de julho, Teatro Santa Catarina, às 15h
João Pessoa: 27 de julho, Teatro Ednaldo do Egypto, às 15h
Todas as atividades são gratuitas
com informações da assessoria