Filmes e debates com realizadoras indígenas fazem parte da programação da Djaniras nesta quarta (7)

A II Djaniras – Mostra de Cinema Feminino começou na terça-feira e segue até a sexta-feira (9) com oficinas, debates e exibição de 35 filmes dirigidos por mulheres de todo o país

A II Djaniras – Mostra de Cinema Feminino segue nesta quarta-feira (7) com oficina, debates e destaque a filmes dirigidos por mulheres indígenas. A programação começa com oficina pela parte da manhã e tarde e à noite com a Mostra Margarida de caráter competitivo. Toda a programação é aberta ao público de forma gratuita, com acessibilidade com intérprete de libras e audiodescrição e acontece na Usina Cultural da Energisa, em João Pessoa.

A realizadora Carine Fiúza ministra a oficina “O papel pedagógico da representação da mulher no cinema”, das 9 às 12h e das 14h às 17h. Dentro da Mostra Aroeira, das 15h às 17h, haverá exibição dos filmes “Teko Haxy – Ser Imperfeita”, de Patrícia Ferreira (Pará Yxapy) e Sophia Pinheiro. Na sequência será exibido o filme “Nossos espíritos seguem chegando – Nhe’ẽ kuery jogueru teri”, de Kuaray Poty, Ariel Ortega e Bruno Huyer. Logo após, uma conversa entre a cineasta paraibana Jaci Tabajara e Patrícia Ferreira, que vive na Aldeia Koenju (RS) encerram a tarde com uma roda de conversa.

“É importante para a Mostra que possamos dar voz a todas as mulheres, que possamos mostrar esses olhares que permeiam nossa cultura de forma ancestral. Este é um dos nossos propósitos quando colocamos o cinema feito por mulheres indígenas em nossa agenda, porque ele precisa fazer parte do nosso cotidiano”, disse Drica Soares, uma das coordenadoras gerais da Mostra.

A partir das 19h, começa a Mostra Competitiva Margarida, na Sala Vladimir Carvalho, da Usina Cultural. No espaço há um totem onde o público poderá votar no seu filme preferido. O resultado será revelado no último dia da Mostra.

A 2ª Djaniras Mostra de Cinema Feminino é uma realização da Carambola Filmes com incentivo do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo e recursos geridos pela Fundação de Cultura de João Pessoa. Também conta com apoio do Grupo Energisa, Centro Técnico Audiovisual, Up Personalizados, Xilo Hotel, Oca Restaurante Natural e Cabanna, com patrocínio do Banco do Nordeste através da Lei de Incentivo à Cultura.

A programação completa, você pode conferir em @djanirasmostra 

 

com informações da assessoria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: