O volume de serviços na Paraíba, na série com ajuste sazonal, cresceu 3,4% em junho face a maio, mês em que houve queda de 0,9%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, nesta terça-feira (13). A expansão do setor estadual, que ficou acima da média nacional (1,7%), ocupa a 4ª posição no ranking das unidades da federação, se igualando ao Espírito Santo e Acre (3,4%) e menor apenas às de Roraima (7,5%) e Rondônia (4,3%).
Com esse resultado, o setor encerrou o primeiro semestre de 2024 acumulando alta no ano de 3% no volume de serviços, frente ao mesmo período do ano anterior. Esse indicador estadual foi superior à média brasileira (1,6%), sendo o 10º mais elevado do país.
O indicador acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao período anterior de 12 meses, também evidencia perda de dinamismo do setor paraibano, na medida em que o volume de serviços, nesse comparativo, passou de 4,8%, em maio, para 3,4%, em junho. Entretanto, o avanço observado em junho no cenário estadual ficou bem acima da média nacional (1%) e foi o 11º mais acentuado do Brasil.
Em relação a junho de 2023, foi observado um leve aumento no volume de serviços no estado (0,6%), após a queda de 1,4% observada em maio, relativamente ao mesmo mês do ano anterior. Esse resultado de junho ficou abaixo da média brasileira, de 1,3%, sendo a 11ª pior posição dentre as unidades da federação.
Por sua vez, a receita nominal do setor de serviços paraibano também apresentou variação mensal positiva em junho, de 3,8%, que ficou acima da média nacional (2,7%) e foi a 4ª mais elevada do país. No comparativo com junho de 2023, o crescimento observado no estado foi de 6,7% (13º no ranking nacional), levemente superior à média nacional, que foi de 6,3%. Já no acumulado entre janeiro e junho de 2024, relativamente ao mesmo período de 2023, houve alta de 7,7% na receita do setor estadual, também acima do indicador brasileiro (5,8%), e 11ª mais intensa do Brasil.
Enfim, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao período anterior de 12 meses, o índice de receita nominal de serviços cresceu 7,3%, na Paraíba, o avanço constatado no cenário nacional tendo sido menor, de 4,9%.
com informações do IBGE