Documentário sobre impacto da literatura no sistema prisional será exibido para apenadas do Júlia Maranhão

 

imagens de arquivo

 

Gravado em 2021 em São Paulo e na Paraíba, documentário “Liberta!” será exibido pela primeira vez para o público do sistema prisional

“Entre citações literárias, dentro das celas dos presídios, mulheres e homens privados de liberdade contam suas experiências, discorrem sobre suas trajetórias e práticas com a literatura”. A sinopse do documentário “Liberta” resume sua proposta central: abordar a literatura, poesia e arte como transformação social dentro do sistema prisional.

A exibição do documentário “Liberta!” será promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Administração Penitenciária e do secretário João Alves, em parceria com o grupo de trabalho da UFPB liderado pelo professor Timothy Ireland, e da Secretaria Estadual de Educação, através da Gerência de Educação de Jovens e Adultos, da professora Eliane Aquino.

Essa será a primeira exibição do documentário “Liberta!” para um público de integrantes do sistema prisional.

Num primeiro momento, 20 apenadas irão assistir ao filme, na próxima quinta-feira (22), no Auditório da Penitenciária Feminina Júlia Maranhão. De acordo com Cynthia Almeida, diretora da unidade, a proposta é organizar um cronograma para que todas as apenadas tenham a oportunidade de assistir o documentário.

“Tive a oportunidade de conhecer Débora e a equipe quando vieram gravar o documentário e estou numa expectativa muito grande para assistir junto com as internas. Vamos fazer várias exibições até que todas as internas que estão recolhidas à Unidade tenham a oportunidade de ter acesso a esse filme, que retrata de forma mais humana, o sistema prisional”, disse Cynthia.

Após a apresentação, a diretora Débora Gobitta irá bater um papo virtual com as apenadas. “Esse filme tem a missão de sensibilizar e enaltecer as práticas positivas dentro do sistema prisional. É importante que os gestores se inspirem a adotar modelos menos punitivistas”, afirmou Débora, que destacou o trabalho desenvolvido por Cynthia Almeida no Júlia Maranhão.

“Cynthia realiza um trabalho diferenciado dentro do Júlia Maranhão, e é simbólico que esta primeira exibição seja justamente lá. Gostaria muito de estar presente, mas infelizmente não vai ser possível. Acredito que vamos conseguir viabilizar este encontro e realizar esse bate papo pessoalmente”, finalizou a diretora.

Com direção e roteiro de Débora Gobitta, “Liberta!” é uma produção do Grupo Mulheres do Brasil (comitê de cultura) em parceria com Produtora Carmela Conteúdos e produção executiva de Daniela Conde.

 

Taty Valéria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: