A iniciativa, promovida pelo Instituto Clima de Eleição e pelo NOSSAS, reforça a importância de políticas públicas para o avanço da justiça climática nas cidades, ao mesmo tempo em que incentiva a participação social nas eleições
Secas severas, enchentes históricas e calor extremo. A crise climática, que gera eventos cada vez mais intensos e frequentes, a cada ano atinge um número maior de municípios. Esse contexto baseia o chamado da campanha Vote pelo Clima, que convida os 155 milhões de eleitores brasileiros que devem ir às urnas no dia 06 de outubro a elegerem candidaturas comprometidas com o combate às mudanças climáticas.
Lançada nesta terça-feira (3) a terceira edição da campanha reúne e visibiliza candidaturas às eleições municipais de 2024 que se comprometem com a agenda de justiça climática. O cadastro pode ser feito diretamente no site votepeloclima.org por concorrentes de todo o Brasil, de forma gratuita, e deve estar de acordo com os compromissos apresentados pela iniciativa. Cada candidatura pode registrar até três propostas de campanha que dialoguem com as pautas prioritárias da plataforma: transição energética, moradia digna, segurança alimentar, acesso à saúde, antirracismo, defesa de territórios tradicionais, entre outras.
Antes de estarem oficialmente disponíveis para consulta do eleitorado, os cadastros passam por uma análise interna para verificar se o registro da pessoa candidata está legal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se acumula alguma infração ambiental e/ou se dissemina discursos antidemocráticos ou de ódio nas redes sociais.
Criado em 2020 pelo Instituto Clima de Eleição, a última edição do Vote pelo Clima, em 2022, mobilizou mais de 400 candidaturas para o período de eleições nacionais. No total, as duas primeiras edições da campanha mobilizaram mais de 800 inscrições, com 78% dos partidos políticos representados. A edição de 2024 traz uma novidade: a Rede Nossas Cidades do NOSSAS se junta ao Instituto como
parceira da iniciativa.
Clima e cidades
Se 60% das emissões de carbono vêm das cidades, é também nos territórios que as pessoas sofrem diretamente as consequências das mudanças do clima. Contudo,
prefeituras e câmaras municipais não estão preparadas para lidar com esses impactos. Por exemplo, apenas 28% dos 5.700 municípios brasileiros têm legislações para o uso do solo que contemplem a prevenção de enchentes e inundações graduais, conforme pesquisa do Instituto Iyaleta.
“A crise climática já é uma realidade experimentada em diversas cidades brasileiras, inclusive aqui em João Pessoa. Essa crise agrava problemas sociais que não podem mais ser ignorados nem negligenciados pelos políticos locais. Alagamentos cada vez mais intensos, doenças geradas pela falta de saneamento básico, ondas de calor derivadas do desmatamento desenfreado, ar cada vez mais poluído são algumas das consequências que já começamos a perceber aqui na cidade. O Vote pelo Clima é um esforço da sociedade civil, unindo mobilização e tecnologia, para tornar a pauta climática central no debate de todas as cidades do país”, explica Thalita Dantas, uma das diretoras executivas da Minha Jampa.
“Não temos mais como pensar saúde, educação, segurança pública, alimentação, mobilidade, combate às desigualdades, sem considerar a redução de emissões e a
adaptação das nossas cidades. 97% da população brasileira já sente os efeitos das mudanças climáticas no seu cotidiano, e o Vote pelo Clima pode ajudar essas pessoas a escolherem representantes comprometidos com essa realidade”, completa Sarah Darcie, coordenadora de advocacy do Clima de Eleição.
Sobre a Minha Jampa
A Minha Jampa é uma organização de atuação local que visa incidir politicamente por uma João Pessoa mais participativa, justa, inclusiva e sustentável. Fazemos parte da Rede Nossas Cidades (RNC), uma rede do NOSSAS que compartilha de metodologias e tecnologias para incidir nas cidades.
Sobre o Clima de Eleição
O Instituto Clima de Eleição é uma organização da sociedade civil, apartidária e sem fins lucrativos, focada na defesa do clima, cuja missão é integrar a ação climática em todos os níveis de governo no Brasil.
Sobre o NOSSAS
NOSSAS é uma organização ativista e apartidária, que trabalha para fortalecer a democracia no Brasil, em defesa da justiça climática, racial e de gênero.