As comunidades, as mulheres e os jovens de João Pessoa deram uma mensagem clara neste domingo de eleição: querem se sentir dentro das decisões políticas da sua cidade. Jailma Carvalho, vereadora eleita pelo PSB, conseguiu um feito que marcou a história da Câmara Municipal de João Pessoa: ela é a mulher mais votada desde a redemocratização, conquistando 10.127 votos. O maior número de votos para uma mulher eleita vereadora, até essa eleição, havia sido obtido há 20 anos, em 2004, por Nadja Palitot que conseguiu 6.536 votos naquele pleito.
A pedagoga Jailma Carvalho pautou sua campanha na representatividade das comunidades, em especial, a comunidade Três Lagoas, onde vive. Segundo ela, a cidade de João Pessoa mostrou como é capaz de cuidar de sua gente e agora chegou a vez de cuidar e priorizar as regiões periféricas. Jailma também colocou em pauta a defesa do atendimento de saúde mental dentro do Sistema Único de Saúde, empoderar as juventudes dentro do debate político e o ensino de finanças dentro das escolas da rede pública.
A política
Jailma começou sua militância política através do Orçamento Democrático de João Pessoa. Após 15 anos atuando na gestão pública, Jailma aceitou o convite para concorrer a uma cadeira da CMJP. Um dos fatores que mais a motivou foi a falta de representatividade feminina e a falta de parlamentares que realmente tivessem vivência dentro das comunidades da cidade.
Liderança entre mulheres de esquerda
Um outro dado expressivo sobre a votação obtida por Jailma Carvalho, é que, proporcionalmente, ela se tornou a vereadora eleita por um partido de esquerda com mais votos entre as capitais do Nordeste e a terceira do Brasil. Com 2,4% dos votos válidos em João Pessoa, ela ficou atrás apenas de Karla Koser (3,94%) – PT de Vitória/ES – e Karen Santos (2,98%) – PSOL de Porto Alegre/RS.
com informações da assessoria