TV Assembleia exibe Seminário da ALPB sobre combate às Fake News nesta quinta

By 6 de junho de 2019Paraiba

A TV Assembleia exibirá, nesta quinta-feira (6), às 21h30, a primeira parte do I Seminário de Combate às Fake News, promovido pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), no último dia 30 de maio. O evento ocorreu no auditório João Eudes, onde o tema foi discutido com jornalistas, pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e parlamentares do estado.

O seminário foi idealizado em consonância com a Lei nº 11.341, do presidente da Assembleia, Adriano Galdino, que estabelece a data 24 de março, no calendário estadual, como Dia de Conscientização e Combate às Fake News, sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) e publicada na edição do Diário Oficial do Estado, do último dia 29 de maio.

A mesa dos trabalhos, presidida por Adriano Galdino, foi composta pelos também deputados estaduais Raniery Paulino (MDB); Júnior Araújo (Avante); Cabo Gilberto Silva (PSL); Lindolfo Pires (Podemos), Estela Bezerra (PSB) e Wallber Virgulino (Patriota); além do Tenente Coronel Arnaldo Sobrinho, Doutor em Ciências Jurídicas e Mestre em Direito Econômico.

O jornalista Marcos Wéric, coordenador de Comunicação da ALPB e coordenador geral do evento, destacou que o seminário é resultado de uma ação que começou com uma campanha de conscientização da sociedade, encampada pela TV Assembleia sobre o tema.

WhatsApp Image 2019-05-30 at 1.10.44 PM“A ideia repercutiu muito bem no seio da sociedade e evoluiu para este seminário, porque trata-se de um assunto muito sério, que tem influência direta na vida das pessoas, no cotidiano dos poderes, inclusive. É uma tecla que nós temos que bater sempre, para que o bom jornalismo sempre sobressaia sobre as fake News. Esse é o nosso dever, enquanto comunicação institucional, enquanto TV pública”, disse.

Na sua fala, o deputado Adriano Galdino destacou que a ideia de realizar o seminário surgiu a partir de uma breve reflexão sobre o papel da imprensa no contexto da sociedade. “Isso me preocupou, naquela oportunidade, e me preocupa ainda hoje, porque nós precisamos de uma imprensa que possa formar jovens, pais e mães de famílias com conhecimento de qualidade, independência e espírito público. Uma imprensa que possa valorizar a defesa do estado democrático de direito, a defesa das instituições brasileiras, a defesa da democracia, do respeito às pessoas e aos indivíduos”, declarou.

Entre as autoridades convidadas, o jornalista João Pinto, presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), declarou que a entidade tem dado apoio necessário a todas as iniciativas de combate às fake news, “que é um fenômeno que tem se alastrado em todo o mundo”. “Diante disso a API também está engajada neste movimento encampado pela Assembleia Legislativa, parabenizando o presidente Adriano Galdino pela excelente iniciativa de levantar esse tema tão atual, sob a coordenação de Marcos Wéric, para que possamos nos unir contra esse mal que ameaça toda a sociedade”, comentou João Pinto.

A segunda parte do seminário vai ao ar na próxima sexta-feira (7), também às 21h30. A TV Assembleia é transmitida por meio dos canais 40.2 (João Pessoa) e 14.2 (Patos e região). A programação também pode ser acessada na internet, ao vivo pelo portal da Assembleia Legislativa da Paraíba (al.pb.leg.br), e nas redes sociais, através do Facebook, Twitter, Instagram e YouTube (youtube.com.br/legislativopb).

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: