Neymar, a mídia de um lado só e o machismo escancarado: tristes dias de um Brasil perdido

By 7 de junho de 2019Brasil, Justiça
Que pena do Neymar.
Se você perdeu a primeira parte dessa história, acompanhe aqui.
Menos de uma semana depois já temos atualizações e tudo indica que esse assunto não vai se esclarecer por completo tão cedo e talvez isso nem aconteça, mas sigamos com o acompanhamento dos fatos.
Da última segunda-feira (3), até a data de hoje (7), muito choro e muito show tomaram conta de todas as mídias, de todas as conversas e em todos os ambientes.
O que sabemos desde então:
 O nome e o rosto da denunciante Najila Trindade já são públicos.
 Na terça-feira (4), o advogado Edgard Bueno se defendeu das acusações de que teria tentado extorquir o estafe do jogador quando ainda defendia a modelo.
 Na noite do dia 5, quarta-feira, Najila Trindade vem a público pela primeira vez contar a sua versão do caso. Em entrevista ao jornal SBT Brasil, a modelo manteve a acusação de estupro. “Fui vítima de estupro. Agressão juntamente com estupro”, declarou ao repórter Roberto Cabrini.
 Najila também confirmou que suas passagens e a hospedagem no hotel onde os dois se encontraram foram pagas por Neymar.
 A modelo revelou que o desentendimento entre os dois começou quando ela perguntou se ele havia levado preservativo. “Eu não tenho. E ele respondeu que não. Então eu disse que não ia acontecer nada além disso… e continuamos.. Então ele me virou e praticou o ato.”, disse. A modelo afirma que só se deu conta da violência após a saída do jogador.
 Também na quarta-feira, aconteceu o jogo da seleção brasileira contra o time do Catar. Aos 17 minutos de jogo, Neymar sofre um rompimento no ligamento do tornozelo direito. Ainda na madrugada da quarta, a CBF anuncia que Neymar está fora da Copa América, que acontece em julho.
 Já no hospital de Brasília, Neymar recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro.
• O repórter Mauro Naves deixou a cobertura esportiva da Globo na noite da quarta (5) quando a emissora tomou conhecimento de um envolvimento no caso Neymar. Em pronunciamento feito por William Bonner durante o “Jornal Nacional”, a emissora explicou que o profissional encaminhou contatos de Neymar pai para José Edgard Bueno, o primeiro advogado que representou Najila Trindade, mulher que acusa o jogador.
  Na madrugada de quinta-feira (6), um trecho do vídeo do segundo encontro entre Neymar e Najila passou a circular nas redes sociais. No vídeo eles aparecem discutindo no quarto de um hotel em Paris.
 Na quinta-feira, a modelo deveria comparecer à delegacia em São Paulo para prestar depoimento. Mas segundo sua advogada Yasmin Pastore Abdalla, o apartamento em que Najila mora foi arrombado na noite de quarta, após veiculação da sua primeira entrevista.
• A Record divulgou na tarde de quinta-feira um novo áudio encaminhado por Najila a Neymar em que ela pede para que ele seja homem e assuma o que fez.
“Eu estava indo ver você numa boa, na moral e você sabe que eu não queria nada disso. E fez o que você fez comigo e depois agiu como ninguém. Você sabe do seu erro, você deveria ser homem pelo menos uma vez na vida e assumir seu erro e não ficar na internet fingindo.”, disse a modelo.
 Advogada de Neymar, Maíra Fernandes recorreu às redes sociais na quinta-feira para explicar os motivos da decisão de defender o jogador da acusação de estupro feita por Najila Mendes de Souza. Por conta dessas declarações, o CLADEM – Comitê da América Latina e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher desligou a advogada do grupo após 15 anos de participação.
 A mídia tem feito seu papel. Todos os programas, sites e perfis de fofocas, esportivos e jornalísticos tem feito um esforço concentrado e absurdo em apontar Neymar como vítima de uma grande conspiração, ou como disseram ontem, uma maré de azar.
• Independente do que aconteceu e da conclusão da justiça, Najila já é a culpada. Por ser mulher, por ser modelo, por ser bonita e por não ter vergonha de dizer que foi até Paris, com tudo pago, porque queria transar. O brasileiro ainda não está preparado para que uma mulher bonita, em rede nacional, diga que foi pra Paris porque queria transar.
 Sobre a questão de falsa acusação de estupro, isso merece uma postagem em separado.
 Neymar bateu no rosto de um torcedor (e isso fez que ele perdesse a braçadeira de capitão do time da seleção); já no Brasil, Neymar levou uma caneta de Weverton, atacante do time sub20 do Cruzeiro, e derrubou o rapaz no chão.
 Tirar foto com o presidente foi uma ação de marketing péssima. Pra os dois.
 A matéria que o Globo Esporte mostrou na quinta-feira sobre a lesão de Neymar foi melodramática ao extremo. Tão triste quanto o episódio em que o Chaves fica sozinho na Vila depois que todos vão pra Acapulco.
O que não sabemos:
  • O que realmente aconteceu.
  • Qual a negociação entre Neymar, seu pai e a imprensa para garantir toda essa narrativa tão condescendente.

Assim seguiremos acompanhando todo o desenrolar da história.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: