Um guia para encorajar vítimas de violência a denunciar seu agressor, e testemunhas a “meter a colher”

By 10 de fevereiro de 2020Lute como uma garota, Machismo mata

O que fazer quando se tem conhecimento de que uma mulher está sendo vítima de violência doméstica? Dependendo da situação, o mais urgente é mesmo chamar a polícia.

Mas em certas ocasiões, temos a certeza que a violência acontece e sabemos que é recorrente. Só que não presenciamos, e a vítima não consegue denunciar sozinha. O que fazer nesses casos?

Esse pequeno guia, publicado originalmente pelo site Universa e adaptado pelo Paraíba Feminina, pode ser uma  luz. Só não dá pra ficar de braços cruzados.

1º passo: Escute e acredite em sua história

Esse primeiro passo é o mais importante. Mulheres vítimas de violência doméstica sentem medo e vergonha. O fato dela querer se abrir pra você já demonstra que a situação está grave. Não questione. Não pergunte coisas do tipo “o que você fez pra ele agir assim?”, não tente botar panos quentes e não queira minimizar a situação.

2º passo: sugira que ela busque ajuda em outros lugares além da delegacia

É comum que algumas mulheres se recusem à ir numa delegacia. Ela já está em situação de vulnerabilidade, e o ambiente de uma delegacia pode intimidar ainda mais. Mas existem alternativas.

Na Paraíba, as casas de apoio são um caminho. Em João Pessoa existe o Centro de Referência Da Mulher da PMJP (0800 283 3883); e em Campina Grande o Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes (3342 – 9129). Os Centros de Referência Especializados da Assistência Social  – Creas, também estão preparados para acolher essas mulheres. Esses locais possuem equipe multidisciplinar que podem fazer o acolhimento e o encaminhamento para as delegacias especializadas, e é importante frisar a importância delas:  o registro da ocorrência é importante para conseguir uma medida protetiva, ou seja, exigir judicialmente que o agressor se mantenha afastado da vítima.

3º passo: não a deixe sozinha

Deixar claro para a vítima que ela não está sozinha é importante para fortalecer sua decisão de dar fim ao relacionamento violento. Ela precisa saber que poderá contar com uma rede de apoio que vai além das instituições. Família, amigos, colegas de trabalho, vizinhos… Se coloque como opção de ajuda, ofereça o que estiver ao seu alcance, mas deixe claro que você será um apoio.

4º passo: meta a colher, sim

Qualquer pessoa pode denunciar um caso de violência doméstica. Se você sabe que uma conhecida sua é agredida pelo companheiro, pode ir a uma delegacia registrar um boletim de ocorrência, procurar o Ministério Público ou ligar para o número 180, linha do Governo Federal que dá orientações para casos de violência doméstica.

E tudo isso pode ser feito anonimamente. Na Paraíba, além do 180, você pode ligar para o 197.

da redação, adaptado do site Universa.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: