Sua menstruação está enlouquecida? Não se desespere! É ‘o novo normal’ e você não está sozinha

By 27 de junho de 2020Lute como uma garota

Ansiedade, medo, solidão… A pandemia nos trouxe sentimentos novos, que afetam não só nossa concentração, nosso sono, nosso apetite e nosso humor. Se você foi uma das mulheres atingida pela menstruação desregulada, saiba que não é a única e que esse problema está mais comum do que imagina.

Em uma situação normal, o ciclo menstrual varia entre 21 e 32 dias, sendo a média 28. Já o volume de sangue costuma ser cerca de 80ml – uma quantidade de fluxo controlável, com uma troca de absorvente, em média, de três em três horas. Mas como foi dito, não estamos vivendo uma situação normal. Ciclos que atrasam, ou chegam antes. Aumento ou diminuição considerável do fluxo, e até sintomas da TPM potencializados. O que está acontecendo com o nosso corpo?

Essas irregularidades ocorrem quando nosso organismo sofre algum tipo de distúrbio hormonal. Em razão da pandemia, houve uma grande mudança no nosso estilo de vida. Na maior parte dos casos, estamos fazendo menos exercícios físicos e até abrindo mão de uma alimentação saudável. Somando a isso ao aumento da carga de trabalho, diminuição de renda, serviços domésticos, aulas online e atenção com as crianças… o sentimento de ansiedade aumenta consideravelmente, e o organismo sofre com esse estresse.

Mas o que isso tem a ver com o ciclo menstrual? O hormônio do estresse, que é o cortisol, altera suas flutuações e isso repercute nos hormônios sexuais femininos, explica Simone. Essa mudança também altera o nível de serotonina no organismo, que é o hormônio do bem-estar.

Um estudo feito com alunas pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, em 2017, revelou que um terço delas fica sem menstruar por um mês durante o período de provas e em outros momentos de grande ansiedade. Guerra, fome e separações familiares também já foram ligados a alterações na menstruação em relatórios médicos, aponta Bárbara Schneider Eisele, ginecologista e obstetra.

Em resumo, se teu ciclo menstrual está tão instável quanto os noticiários da TV, não se assuste, é normal. Porém, se você se sentir muito desconfortável, vale procurar um profissional. Invista no auto cuidado e tente manter a mente o mais equilibrada possível.

Da redação

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: