Senadora paraibana sugere mais rigor na ação contra violência doméstica em condomínios

Uma das sugestões da senadora Daniella Ribeiro dá poderes ao síndico para impedir entrada do agressor nas dependências do condomínio

O Senado Federal aprovou, na noite da quarta-feira (07), o Projeto de Lei 2.510/2020 com três emendas da senadora Daniella Ribeiro (PP/PB). O projeto determina a obrigatoriedade de condôminos e síndicos de informarem às autoridades casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos na área do condomínio. Além disso, aumenta a pena do crime de omissão de socorro em casos de violência doméstica.

Uma das emendas da senadora determina a redução do número necessário de condôminos para convocação da assembleia para analisar eventual omissão do síndico em comunicar violência doméstica. A assembleia deverá, inclusive, incentivar ações fiscalizatórias e mais proativas do síndico para denunciar as agressões domésticas que possam ocorrer na área do condomínio. Outra emenda de Daniella Ribeiro acatada pela relatora do projeto, senadora Zenaide Maia (Pros-RN), isenta o síndico de posterior responsabilidade, caso as razões da denúncia não sejam confirmadas, ressalvado caso de dolo.

A senadora Daniella Ribeiro sugeriu ainda que o síndico, além de comunicar eventuais agressões domésticas, deve ter autorização legal para impedir a entrada e permanência do agressor nas dependências do condomínio. “É uma medida necessária para preservar a integridade da mulher, com a imediata comunicação do fato às autoridades policiais para cessar a agressão e garantir o cumprimento das medidas protetivas aplicadas pelo Judiciário e pelo delegado”, disse a senadora.

Durante a sessão, Daniella parabenizou o autor do projeto, senador Luiz do Carmo (MDB-GO), cuja filha foi vítima de latrocínio. “Senador, ao apresentar esta proposta o senhor transformou a sua dor em flores para as mulheres que ainda convivem com a violência doméstica”, disse a senadora. O projeto foi encaminhado para aprovação da Câmara dos Deputados.

da assessoria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: