Conheça a mulher negra que inventou o Rock and Roll 20 anos antes de Elvis aparecer

By 12 de julho de 2020julho 13th, 2020Lute como uma garota

Ela inspirou algumas gerações da música com o seu jeito peculiar de tocar guitarra. Evangélica, criada dentro da igreja, ela era uma das poucas mulheres negras que tocavam algum instrumento há quase 100 anos, mas o seu legado único de tocar fez com ela seja considerada a criadora do Rock and Roll.

 

Sister Rosetta Tharpe hoje é reverenciada por nomes como Elvis Presley, B.B King , Bob Dylan, Chuck Berry, Etta Jones, Johnny Cash, Little Richard e toda essa geração atual que tem contato com o seu trabalho através de vídeos que circulam pela internet.

Nascida Rosetta Nubin, em Cotton Plant, Arkansas, ela começou a se apresentar quando tinha apenas quatro anos. Era chamada “Little Rosetta Nubin, the singing and guitar playing miracle”, acompanhando sua mãe (Katie Bell Nubin) que tocava mandolin na Igreja de Deus em Cristo pelo sul do país.

A influência da música gospel aliada ao blues e country fez com que Rosetta fizesse a sua própria sonoridade, algo bem parecido com o viria a ser o Rock and Roll. Isso 20 anos antes de Elvis Presley aparecer por aí e ser coroado o Rei do Rock.

Ainda nos sucessos 30 ela já tinha capitalizado sucessos como “Rock Me”, “The Lonesome Road”, “Tall Skinny Papa”. No Youtube é possível ver alguns vídeos dela tocando (veja abaixo).

Sister Rosetta morreu em 1973, por complicações da diabetes. Ela foi introduzida Blues Hall of Fame em 2007 e no ano seguinte o seu estado, a Pennsylvania, declarou o dia 11 de janeiro como o dia de Sister Rosetta Tharpe.

Ela foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame em 2018, reconhecida como a primeira “guitar-heroine” da história da música.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: