Dez mulheres que revolucionaram o Rock and Roll no Brasil e no mundo

By 13 de julho de 2020Cultura

O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho em função do Live Aid, um festival que tinha como iniciativa arrecadar fundos para combater a fome na África e reuniu os maiores nomes do Rock Mundial lá 1985. Para comemorar esta importante data e celebrar este emblemático estilo musical, o Paraíba Feminina fez uma lista das 10 maiores artistas deste gênero e pontuar a importância de cada uma para a história do Rock and Roll no Brasil e no mundo.

10 – Dolores O’Riordan (The Cranberries)

Vocalista da banda irlandesa The Cranberries, vendeu ao longo de sua carreira mais de 40 milhões de cópias com um som que variava entre o pop e o rock, mas que chamava atenção pela voz potente de sua cantora.

9 – Pitty

Baiana de Salvador já agitava a cena local antes de lançar seu primeiro trabalho solo, Admirável Chip Novo. Com um proposta atual e fiel aos riffs e protestos do início desse século, se mantém na ativa mostrando que o Rock Brazuca está sempre na ativa.

8 – Debbie Harry (Blondie)

Vocalista da banda nova iorquina Blondie, Debbie Harry logo chamou atenção pela sua beleza e sua potência vocal. Ela foi uma das pioneiras do punk rock e new wave e no início tocava nos mesmos locais que o Ramones e toda a cena ‘Do it yourself’ americana. A banda está no Hall da Fama do Rock and Roll desde 2006 e já vendeu 40 milhões de discos em todo o mundo.

7 – Cássia Eller

Um dos nomes mais significativos do Rock nacional, Cássia fez história nos anos 90, quando mostrou toda a sua faceta de intérprete ao gravar importantes nomes da música nacional como Cazuza, Renato Russo e Nando Reis. Foi no seu Acústivo MTV, último disco gravado por ela, que demonstrou toda a sua versatilidade e comprometimento com a música brasileira. Faleceu logo em seguida, mas seu legado faz com que seja lembrada até os dias de hoje.

6 – Tina Turner

Cantora, compositora, dançarina e atriz, Tina Turner começou cantando em corais de igreja e iniciou sua carreira em 1958, tendo alcançado sucesso dois anos depois através da dupla com Ike Turner. Vítima de uma relação abusiva, lançou-se em carreira solo e alcançou um sucesso estrondoso. Foi parar no Guiness Book em 1988 como a artista solo que mais reuniu pessoas num só show: 182 mil pessoas foram vê-la no Maracanã.

5 – Patti Smith

Poetisa, cantora, fotógrafa, escritora, compositora e musicista norte-americana. Ela tornou-se notória através do movimento punk com seu álbum de estréia, o celebrado Horses, de 1975. Conhecida como “poetisa do punk”, ela trouxe um lado feminista e intelectual à música punk e tornou-se uma das mulheres mais influentes do Rock and Roll.

4 – Joan Jett

 

 

 

 

 

Uma das mulheres mais importantes da história do Rock, atingiu o auge nos anos 70 ao lado das suas companheiras de banda The Runaways, e também em carreira solo durante os anos 80 e 90. Além de ser conhecida e constantemente citada como a Rainha do Rock, Joan Jett foi nomeada pela Rolling Stone a 67ª melhor guitarrista de todos os tempos. É autora de um dos hinos do gênero: I love Rock and Roll, primeira lugar da Billboard em 1982.

3- Rita Lee

 

 

 

 

 

 

 

 

Começou sua carreira nos Mutantes, onde conquistou notoriedade não só no Brasil. Participou da Tropicália e após sair da banda ganhou ainda mais notoriedade a partir do disco Fruto Proibido, com a banda Tutti Frutti, um dos melhores do Rock Nacional. Depois disso teve uma carreira repleta de sucessos.

2 – Janis Joplin

 

 

 

 

 

 

 

 

Ela não precisa de apresentações. Uma das componentes do Clube dos 27 (de cantores que morreu com essa idade). Ela chamou atenção assim que seu grupo, o Big Brother and the Holding Company, alcançou sucesso. Em carreira solo, se tornou um dos ícones mundiais do rock psicodélico, marcando a geração dos anos 1960. Morreu jovem, mas seu legado permanece até os dias de hoje.

1 – Sister Rosetta

 

 

 

 

 

Nascida Rosetta Nubin, em Cotton Plant, Arkansas, ela começou a se apresentar quando tinha apenas quatro anos. Era chamada “Little Rosetta Nubin, the singing and guitar playing miracle”, acompanhando sua mãe (Katie Bell Nubin) que tocava mandolin na Igreja de Deus em Cristo pelo sul do país.

A influência da música gospel aliada ao blues e country fez com que Rosetta fizesse a sua própria sonoridade, algo bem parecido com o viria a ser o Rock and Roll. Isso 20 anos antes de Elvis Presley aparecer por aí e ser coroado o Rei do Rock.

Leia mais sobre Sister Rosetta aqui

Menções honrosas:

Kim Gordon (Sonic Youth)

Pat Benatar

Joni Mitchell

Kathleen Hanna (Bikini Kill, Julie Ruin e Le Tigre)

Baby Consuelo (Novos Baianos)

Karen Carpenter (Carpenters)

Kim Deal (The Pixies, The Breeders)

Nancy e Ann Wilson (Heart)

Mercenárias (Banda paulista formada por mulheres)

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: