Fórum denuncia: veto a auxílio emergencial para trabalhadores da cultura mostra descaso do Governo da Paraíba com o setor

By 14 de julho de 2020Cultura, Paraiba

A representante do Fórum de Produtores Culturais de João Pessoa, Dina Faria,  lamentou nesta terça-feira (14) o veto do Governo da Paraíba ao projeto de lei que dispõe sobre auxílio emergencial para os trabalhadores da cultura no Estado e ressalta que a iniciativa só demonstra a falta de diálogo e o descaso do governador João Azevêdo com o setor.

“É uma notícia triste para o movimento cultural, para todos os trabalhadores da cultura e para a economia do Estado. São pessoas que trabalham e precisam desse benefício para sobreviver. Novamente o governador aplica as medidas econômicas ao contrário. Só reforça nossa certeza de que não existe política pública para a cultura e qualquer movimento de isonomia. O movimento cultural não envolve só os artistas e sim toda uma cadeia de trabalhadores envolvidos. Repudiamos esse veto pois o governo não dialoga com o setor, decide tudo de cima pra baixo. Pra umas coisas o Estado é rico e pra outras o estado é pobre”, lamentou.

Ainda de acordo com Dina Faria, haverá uma reunião com os representantes do Fóruns de Cultura e demais movimentos, no sentido de traçar uma estratégia de reação, não só em relação à Lei Zabé da Loca, mas sobre os editais anunciados pelo Estado, e que foram adiados.

“O movimento cultural não envolve só os artistas e sim toda uma cadeia de trabalhadores envolvidos. Repudiamos esse veto pois o governo não dialoga com o setor, decide tudo de cima pra baixo. Pra umas coisas o Estado é rico e pra outras o estado é pobre”, lamentou.

Mais cedo, publicamos que o governador João Azevêdo vetou a Lei Zabé da Loca, que prevê ajuda a trabalhadores da cultura e espaços culturais.

Uma das razões foi que a iniciativa cria despesa para o Governo do Estado. O projeto agora volta para Assembleia Legislativa da Paraíba, que tem um prazo de 15 para analisar o veto.

Taty Valéria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: