Dez motivos para entender que o Dia do Homem só serve pra combater o próprio machismo

By 15 de julho de 2020julho 15th, 2021Brasil

Ao contrário do 8 de Março, dia Internacional da Mulher, e que possui em sua essência a luta por equidade, direitos e pelo fim da violência, o Dia do Homem foi criado com o intuito de conscientizar os homens sobre os cuidados com sua própria saúde. Sim, foi preciso criar uma data para que os homens entendessem que eles precisam cuidar de si (e nem tem funcionado tanto assim).

E se você perguntar o que tem a ver o machismo com essa história, respondemos: tudo!

  1. Só pra começar, a Covid-19 matou muito mais homens do que mulheres. De acordo com a OMS, a taxa de sobrevivência de mulheres é significativamente mais alta. Entre os argumentos: eles supostamente prestam menos atenção à saúde. Também existe maior rejeição em utilizar máscara e higienizar as mãos.
  2. Masculinidade frágil? Vergonha do próprio corpo? Falta de higiene pura e simples? O fato é que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 1.600 homens tiveram o pênis amputado ou parcialmente amputado em 2019 por falta de higienização adequada nessa região do corpo. Releia essa matéria aqui.
  3. De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes externas no país. Em 82% dos casos, as vítimas fatais são do sexo masculino.
  4. Dados do Ministério da Saúde apontam que os homens morrem aproximadamente nove vezes mais do que as mulheres por causas totalmente atribuídas ao álcool.
  5. Quase um terço dos homens brasileiros não vai ao médico regularmente. E um dado mais grave do que esse, obtido por meio de pesquisa feita por telefone com mais de seis mil homens, por meio da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), mostrou que 55% dos que não têm costume de ir ao médico, afirmam simplesmente não precisar.
  6. A Organização Mundial de Saúde aponta que no Brasil, foram registrados 13.467 casos de suicídio em 2016, a grande maioria (10.203) entre homens, quase 76% do total. Um dos motivos atribuídos para essa taxa, é que os homens não possuem o hábito de cuidar da saúde mental e procurar serviços de acompanhamento psicológico.
  7. Segundo dados do Vigitel/2019 (sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde), o percentual total de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil é de 9,8%, sendo 12,3 % entre homens e 7,7 % entre mulheres.
  8. O Ministério da Saúde aponta que  que 73% dos casos de HIV ocorrem em homens.
  9. A chance de um homem com idade entre 20 e 24 anos morrer por causas violentas no Brasil é 11 vezes maior que a de uma mulher na mesma faixa etária. É o que revelam as Estatísticas do Registro Civil 2017, divulgadas pelo IBGE.
  10. Por todos esses motivos, a expectativa de vida dos homens no Brasil é de 72 anos, sete anos a menos que as mulheres.

Aproveite a data e repense seus hábitos. Os memes estão liberados, desde que você reavalie seu comportamento e cuide melhor da sua saúde. Deixe o machismo de lado: seu corpo, sua cabeça, sua família e seu círculo de amizades agradecem.

Taty Valéria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: