Por que a quarentena está interferindo tanto na hora de dormir e nos nossos sonhos?

Sono totalmente desregulado, sonhos ainda mais loucos que o normal. Se você se enquadra nessa descrição, saiba que não está sozinha. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa global de inovação corporativa The Bakery, 44% dos brasileiros afirma ter dificuldade para dormir, e quando dormem, não consegue descansar a mente.

Chegamos ao 4º mês de pandemia. Passamos dos dois milhões de infectados. Neste domingo (19), ultrapassamos a marca dos 78 mil mortos no Brasil, sendo 1.477 só aqui na Paraíba. Entre o estresse da quarentena, a incerteza sobre o futuro, a mudança brusca de rotina, a queda da renda de milhares de famílias e um presente que oscila entre ficar em casa e tocar o f*da-se, não há cabeça que resista, e isso reflete diretamente na qualidade do nosso sono e dos nossos sonhos.

De acordo com especialistas, sonhamos todas as noites. Mas, quanto melhor dormimos, menor é a probabilidade de nos recordarmos dos nossos sonhos ao acordar pela manhã. O estresse fragmenta o sono e aumenta nossa capacidade de recordar nossos sonhos.

Em resumo: estamos entre não conseguir dormir, e dormir tendo sonhos bizarros. Segundo a psiquiatra e neurocientista Natália Mota, do Laboratório do Sono do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estamos vivendo um trauma coletivo, de forma que os sonhos refletem o esforço psíquico para se adaptar a uma nova realidade.

“Quando sofremos um trauma individual, o mundo lá fora, a rotina das outras pessoas, continua igual. Mas no caso da pandemia, que é o que estamos vivendo agora, o mundo externo está totalmente instável, então estamos coletivamente digerindo informações difíceis, sem paralelo com qualquer coisa que já tenhamos vivido”, explica Mota. “Quanto mais difícil digerir uma informação, mais sonhamos com ela”, afirma.

Ou seja: ter sonhos malucos é normal, e enquanto estivermos no meio dessa pandemia, eles vão continuar acontecendo. Mas é possível melhorar a qualidade do sono.

A Associação Brasileira do Sono tem algumas recomendações que podem de ajudar:

  • Tente acordar e dormir no mesmo horário
  • Não desconte uma noite de insônia com sonecas durante o dia
  • Tente criar uma rotina diária: hora de trabalhar, hora de comer, hora de descansar…
  • Crie um ritual de sono
  • Não fique se revirando na cama. Se não conseguir dormir, levante e vá ler um bom livro
  • Evite bebidas alcoólicas perto da hora de dormir. Também evite bebidas estimulantes
  • Invista no auto cuidado e no tempo para pensar em algo positivo
  • Se for possível, não leve trabalho para o quarto, ou para a cama
  • Tente praticar exercícios físicos (dentro das normas de segurança e isolamento)
  • Se nada disso resolver, procure ajuda profissional

da redação, com informações da SuperInteressante e Universa

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: