Cantora evangélica desagrada suas fãs ao romantizar violência doméstica

Até à última sexta-feira (17), eu não tinha a menor ideia de que existia uma cantora gospel chamada Cassiane. Pelo jeito, ela é bem famosa, faz parte da congregação evangélica Assembleia de Deus, considerada uma das mais conservadoras. Cassiane começou a carreira musical ainda em 1981, tem 30 álbuns gravados e possui uma certa relevância entre o meio artístico gospel.

Assim como não me interesso por música gospel, seja ela de qual denominação religiosa for, Cassiane pra mim era uma mera desconhecida. Até que o novo clipe da cantora foi lançado. Intitulado “A Voz”, o material tem, até esta segunda-feira (20), mais de 700 mil visualizações. Leitoras e leitores do Paraíba Feminina mandaram o clipe para que eu fizesse uma análise: “Você precisa ver isso!”. Bom, eu vi.

trecho do clip

Pra começar, a música é muito ruim. Nos primeiros 15 segundos de música, tive que tirar o áudio. Mas não precisei ouvir para entender o que se passava. No clipe, a representação de um casal, em que a esposa é constantemente agredida pelo companheiro. Ele bebe, ele bate nela, ele rouba o dinheiro das contas. A mulher se joelha e reza. Em dado momento, ela deixa um bilhete dentro de uma Bíblia, e vai embora de casa. O marido lê, chora, sofre (?). Eles dois se encontram, sorriem um para o outro, e fim.

Tem tanta coisa errada que não dá nem pra decidir por onde começar.

Cassiane romantiza o fato de 500 mulheres serem agredida a cada hora no Brasil*. São cerca de 8 mulheres agredidas por minuto. Fora as 3.729 mulheres vítimas de feminicídio.

trecho do clip

Cassiane deve saber que 40% das vítimas de violência doméstica são evangélicas**, e ela deve saber mais ainda o quanto o conservadorismo dessa corrente religiosa se esforça para manter o homem como ser supremo e intocável.

Existe um recado aí, uma mensagem explícita e certeira: mulheres, não destruam o seu casamento. Mantenham-se em oração, acreditem no poder da fé, e tudo vai ser resolver.

Além de ser uma mensagem ridícula e caricata, é extremamente irresponsável e criminosa.

No entanto, Cassiane, que já tem tanto tempo de carreira e que conhece as melhores estratégias de marketing para atingir seu público, usa sua fama e sua voz para endossar um projeto de poder. Não acreditem em coincidências.

Se temos um lado bom nessa história: suas fãs não gostaram nada da mensagem do clip. Em seu canal no youtube, os comentários negativos são maioria. As avaliações negativas são seis vezes maior que as avaliações positivas. É um alento.

Nenhuma mulher aguenta mais esse tipo de coisa. Nem as evangélicas.

Em caso de violência doméstica, denuncie. 190, 197 ou 180.

 

Taty Valéria

*Anuário de Segurança Pública 2019

** Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: