Paraíba ganha dia para celebrar memória das vítimas do coronavírus

By 22 de julho de 2020Paraiba

A partir de agora, o dia 9 de maio será o Dia Estadual em Memória das Vítimas em decorrência da pandemia do Covid-19.

Sancionada pelo governador João Azevedo, a Lei 11.747/2020, de autoria do deputado Adriano Galdino, a data passará a integrar o Calendário Oficial do Estado da Paraíba e será lembrada anualmente. Até a última segunda-feira (20), a Paraíba havia registrado 67.680 casos de Covid-19 e 1.571 mortos pela doença.

Memorial

Na última sessão legislativa, a Assembleia aprovou um outro Projeto de Lei Ordinária propondo a criação de um Memorial Covide-19, em homenagem às vítimas da COVID-19 e aos profissionais envolvidos no enfrentamento à pandemia no Estado. Esse PLO é de autoria da deputada Camila Toscano, cujo pai, ex-deputado Zenóbio Toscano, também está na lista das vítimas fatais da doença.

A proposta da deputada é que o Memorial seja organizado e disponibilizado de forma digital, no site oficial do Governo do Estado da Paraíba. No espaço, ficarão guardados os nomes das vítimas e dos profissionais envolvidos no combate à pandemia na Paraíba, além de todo o registro histórico, como fotografias, vídeos e reportagens, no período compreendido entre o início e o fim da vigência do decreto de calamidade pública.

O deputados Raniery Paulino exaltou a iniciativa da deputada Camila, ressaltando que é dever da Assembleia prestar essa homenagem póstuma a tantos homens e mulheres que ajudaram a construir o nosso Estado e que, por causa dessa doença, perderam suas vidas.

Já a deputada afirmou que a iniciativa é importante para resgatar a memória e registrar o momento histórico enfrentado mundialmente. “Nós estamos vivendo um momento atípico. Experiência como essa só na gripe espanhola e eu penso que nós temos que homenagear, sim, esses mortos. É dever do poder público construir esse memorial e esse registro fará parte de um tempo muito difícil da vida de cada família, onde a morte rondou diariamente os lares, mas que vamos vencer”, ressaltou a parlamentar.

 

do portal da ALPB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: