EDITORIAL – Como ficamos com a reabertura de bares, restaurantes e academias em João Pessoa?

By 24 de julho de 2020agosto 20th, 2020Paraiba

Já sabemos que o coronavírus não tem nenhum padrão e que não podemos controlar a sua proliferação em ambientes. Usar máscara, álcool em gel, lavar as mãos e higienizar as compras têm sido úteis nesse momento para evitar que mais pessoas sejam infectadas, mas ainda há muito o que se estudar sobre esse vírus que mudou a história do mundo.

Tem diminuído o número de leitos ocupados nos hospitais. Isso é fato. Mas ainda há casos e mais casos registrados e a Paraíba já se aproxima das duas mil vítimas fatais dessa doença, que têm matado pessoas com, e sem comorbidade e de diferentes idades e costumes.

Mas, a partir da próxima segunda-feira (27), os bares, restaurantes e academias de João Pessoa vão reabrir. Com certas restrições, horários reduzidos e com 50% da capacidade de receber clientes. São ambientes fechados, o que nos leva a questionar o motivos das praias e parques não reabrirem A não ser que a lógica seja apenas a questão econômica, e nada mais.

Seria uma ótima notícia para todos, mas ainda há muita complexidade nesse assunto. A flexibilização é altamente necessária para os comerciantes. Muita gente tem passado por dificuldades financeiras em uma crise econômica sem precedentes.

O valor à vida deve chegar em primeiro lugar. Não há como ver com bons olhos uma reabertura sem saber como a população vai se portar. As máscaras no queixo tem dado o tom de como somos dispersos nos cuidados contra o covid-19. Sem falar que a higienização destes locais tem que ser impecável e constante.

Se cada um fizesse a sua parte, já estaríamos livre dessa pandemia e da quarentena. Mas, como o nosso presidente assimila esse momento como uma gripezinha, muita gente enxerga dessa maneira e esse passo adiante de reabrir certos estabelecimentos pode ser o começo de uma dor de cabeça que pode culminar em mais avanço da doença. Se cada um não fizer a sua parte, podemos ter um cenário muito mais horripilante do que vivenciamos nestes quatro meses de confinamento.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: