Ela montou uma oficina só pra atender mulheres e agora disputa prêmio da ONU

By 29 de julho de 2020Lute como uma garota

A mecânica Agda Olivera, dona de uma oficina em Ceilândia, periferia do Distrito Federal, é uma das finalistas em um prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) para mulheres empreendedoras. Ao todo, dez mulheres – destacadas por realizarem trabalhos de impacto nas comunidades onde vivem – participam da seleção que vai acontecer em dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

“Eu costumo dizer que a gente colhe o que planta, e esse é o momento da colheita”, disse Adga ao G1. A semente, ela plantou há 10 anos, quando abriu a oficina “Meu Mecânico”, com a proposta de ser uma oficina para mulheres.

Mas a ideia veio antes, em 2008, quando Agda comprou o primeiro carro. Na época, ela trabalhava como bancária.

“Eu precisei levar meu carro numa oficina e lá em precisei pagar por peças e serviços que não foram trocados. Eu fiquei bem triste com a situação e decidi estudar um pouco, queria entender mais do meu carro para, na próxima revisão, não ser passada pra trás.”

A empreendedora conta que se apaixonou por mecânica e, então, começou a planejar o início do negócio. “Foram dois anos de treinamentos”, releva.

Mineira, nascida no município de Arinos, Agda veio para o Distrito Federal em 2000 e resolveu montar o negócio na região em que vive até hoje, Ceilândia. Casada, e com dois filhos – de três e 12 anos – ela se divide entre a casa e a oficina.

A oficina recebe cerca de 300 carros por mês. “A clientela é formada 70% por mulheres”, diz Agda.

Mas não só a clientela é feminina. A empreendedora também treinou outras mecânicas e tem na equipe, de cinco pessoas, duas dessas mulheres.

Além de capacitar o próprio pessoal, há oito anos Agda também promove palestras sobre mecânica para mulheres. “Tem muita gente, até de outras regiões do DF, interessada em aprender”, explica.

Mais do que representar as mulheres na premiação, Agda acredita que carrega o DF junto com ela ao ser indicada, “Brasília nunca ganhou esse prêmio e eu estou bem confiante de trazer esse prêmio pra gente, pro Brasil, pra Brasília, pra Ceilândia!”, disse.

Premiação

Agda foi indicada ao prêmio após participar do Empretec, treinamento com metodologia chancelada pela ONU e que é realizado no Brasil pelo Sebrae. A coordenação nacional do programa indicou outras cinco mulheres empreendedoras em Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e Tocantins.

O Prêmio Empretec para Mulheres Empresárias, ocorre a cada dois anos com as indicações de 40 países.

 

Do G1

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: