URGENTE – HU suspende atendimento de gestantes e na UTI Neonatal após óbitos por coronavírus

By 30 de julho de 2020Paraiba

Um dia antes do fechamento do Hospital Solidário, exclusivo para o atendimento de pacientes com Covid-19, e no mesmo dia em que o Brasil bate o recorde mundial de mortes de gestantes com a doença, o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, anuncia que decidiu interromper o atendimento de novas gestantes na maternidade. Só na Paraíba, sete gestantes faleceram com a doença, sendo seis em João Pessoa, e uma em Campina Grande.

De acordo com a nota enviada pela assessoria do HULW, considerado unidade de referência para gravidez de alto risco na Paraíba, também estão suspensas as internações na Unidade de Terapia  Intensiva (UTI) Neonatal. A nota ainda afirma que “a iniciativa foi tomada como medida de prevenção, visto que três recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal e outro que estava internado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) com sintomas de covid-19 tiveram diagnósticos confirmados para a doença”.

“Infelizmente, dois dos recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal foram a óbito esta semana. Os outros dois recém-nascidos com exame positivo para covid-19 seguem estáveis e sob os cuidados da equipe multiprofissional da UTI Neonatal.”

A determinação poderá sobrecarregar o atendimento de gestantes nas outras unidades de atendimento do SUS. A Maternidade Frei Damião é exclusiva para mulheres com suspeita de Covid-19.  As gestantes que não estiverem com suspeita da doença devem procurar atendimento no Instituto Cândida Vargas, ou no Hospital Edson Ramalho.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o HULW não comunicou oficialmente o fechamento desse atendimento de porta de entrada.

Confira a nota do Hospital Universitário Lauro Wanderley na íntegra:

Referência para gravidez de alto risco na Paraíba, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) bloqueou, nesta quinta-feira (30.07), novos internamentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Como consequência, a instituição também decidiu interromper o atendimento de novas gestantes na maternidade. A UTI Neonatal do HULW dispõe de seis leitos e quatro estão ocupados no momento.

A iniciativa foi tomada como medida de prevenção, visto que três recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal e outro que estava internado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) com sintomas de covid-19 tiveram diagnósticos confirmados para a doença.

Infelizmente, dois dos recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal foram a óbito esta semana. Os outros dois recém-nascidos com exame positivo para covid-19 seguem estáveis e sob os cuidados da equipe multiprofissional da UTI Neonatal.

Em função desse cenário, a Superintendência do HULW comunicou à Secretaria de Saúde de Estado da Paraíba e à Secretaria do município de João Pessoa que, temporariamente, estão suspensos todos os encaminhamentos de gestantes para o Hospital Universitário Lauro Wanderley.

No caso das gestantes que se encontram na instituição, está mantida a assistência, mas o HULW não vai receber novas pacientes na maternidade. Tal medida é necessária, pois a UTI Neonatal e a Ucin (que conta com nove leitos, sendo seis convencionais e três, canguru) dão suporte direto à maternidade do Lauro Wanderley.

Ainda como medida de prevenção do coronavírus e objetivando detectar um possível foco da covid-19, o HULW estabeleceu nova testagem de mães e bebês que se encontravam nos setores, além dos funcionários lotados na Ucin e na UTI Neonatal. Todos estão fazendo o RT-PCR, que é considerado o exame “padrão-ouro” para diagnóstico da doença.

Como não há previsão de retorno das atividades da UTI Neonatal e da maternidade, o HULW orienta às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que NÃO procurem o Hospital Universitário Lauro Wanderley para atendimento e busquem assistência em outras maternidades públicas de João Pessoa.

Por fim, o HULW esclarece que, desde o início da pandemia, tem adotado várias medidas para prevenção da transmissão de coronavírus (Sars-CoV-2) nas dependências da instituição e investimentos para aquisição de EPIs. Os protocolos incluem orientações específicas para profissionais do hospital bem como para gestantes e acompanhantes, com fluxos para atendimento, triagens e assistência.

 

Taty Valéria

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: