Gatunas lança EP mostrando força feminina e resistência através da música

By 14 de agosto de 2020Lute como uma garota

Capa do disco. Arte: Leonardo Guedes

A banda Gatunas lança EP nesta sexta e não poderíamos deixar de fora esse data dos nossos registros e postar o texto originalmente publicado no site do Aumenta.

BOTANDO AS GARRAS (E TUDO O MAIS) DE FORA…

Talvez a banda paraibana que mais tenha crescido no período pré pandêmico seja a Gatunas (Ruanna Gonçalves- guitarra e voz; Morganna Morais – baixo e voz; Marcondes Orange – bateria).

Com apenas 3 anos de estrada o trio atingia o ápice na curta carreira até então (criativo e de exposição). Repercussão enorme e além divisas estaduais (com direito ao já habitual ataque da milícia digital) com a corajosa música “Ode ao Bozo” (um libelo contra todo o simbolismo preconceituoso que habita a esfera do governo federal), apoteose vivida na abertura do show da pernambucana Duda Beat, quando a banda surpreendeu e foi ovacionada por um público de mais de 10 mil pessoas na capital paraibana.

E, como “camarão que dorme a onda leva”, ou melhor “Gata de luva não apanha ratos”, mãos a obra: em meio ao isolamento social, quarentena forçada e todas as limitações impostas pelo Coronavírus a ordem foi trabalhar. Com material inédito já praticamente todo gravado (apenas Morgana fez as vozes de “Negra Ginga”), incluindo participações mais que especiais, coube ao grande parceiro da Gatunas, Rayan Pontes, o trabalho remoto de masterização, mixagem e edição.

Desse esforço coletivo nasce hoje, 14 de agosto o tão aguardado primeiro EP da Gatunas! O trabalho intitulado “Gata de Rua”, estampa na capa a música que já vem sendo trabalhada e se tornou uma espécie de cartão de apresentação do trio (literalmente, pois é a canção que abre as apresentações). Um blues rock de clima “zepelliano” e enredo “Ritaliana”, “feito sob encomenda” pelo mestre Jonathas Falcão (Seu Pereira) em mais um tiro certeiro do principal e mais gravado compositor na música independente local. Quem quiser conferir a música-título do álbum já está disponível, inclusive com lyric vídeo nas páginas do grupo.

Falando em parceria, além do já citado Rayan Pontes, o trio contou com o suporte valoroso de Felipe Gomes (produtor musical), Ricardo Pinto (fotógrafo e editor de imagens) e Leonardo Guedes (designer).

O EP “Gata de Rua” conta com a faixa-título mais 4 canções (“Transborda”, “Fula”, “Negra de Ginga” e “Frida”). Esta última estampa no batismo a homenagem sugestiva e dá o tom direto do que representa o disco e ilustra integralmente a proposta conceitual da Gatunas: empoderamento, emancipação, autonomia e protagonismo feminino.

Para dar vazão a essa força feminina, o EP contou apenas com participações extras de mulheres. Da potência vocal de Val Donato, as teclas de Laís Oliveira e poemas de Débora Gil Pantaleão em Transborda e AyshaAdab em Frida. Também marcaram presença os batuques e efeitos de Priscila Fernandes e KatiuscaLamara em Negra de Ginga

Duas mulheres na linha de frente e um “felino homem” no “banco de trás”. Sim, “felino homem” porque na cruzada que a Gatunas desbrava, na trilha que elas abrem não há espaço para o tipo macho convencional.

Leia mais

Ode ao Bozo, o discurso de ódio e quando garotas incomodam pela postura política e sacodem a cultura paraibana

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: