Paraíba Feminina inicia série de entrevistas com pré-candidaturas do segmento LGBTQ+

By 25 de agosto de 2020Politica, Sem categoria

Você leu aqui sobre a importância de escolher vereadores e vereadoras para a governabilidade de um município. Sem a pretensão de induzir ou orientar qualquer tipo de voto, mas com o objetivo de apresentar novas alternativas que dialoguem diretamente com a proposta de uma sociedade mais justa e igualitária, iniciamos uma série de pequenas entrevistas com pré-candidaturas do segmento LGBTQ+, de diversos partidos e linhas ideológicas, mas que possuem uma mesma ideia: mudar o perfil das Câmaras Municipais, cada vez mais conservadoras, independente da cidade.

Aniely Mirtes

Aniely Mirtes tem 40 anos, é mulher negra, lésbica, pedagoga e massoterapeuta. Criada no bairro do Roger, mora atualmente no bairro do Valentina. Trabalha com empoderamento feminino e LGBTQIA+ nos Grupos: Maracatu BaqueMulher e Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria, em João Pessoa na PB. Coordenadora Estadual de movimentos sociais e politicas publicas da Rede Sustentabilidade PB, Porta voz Feminina da Rede Sustentabilidade na Capital. Militante pela renovação política, é líder RenovaBR, e líder do coletivo Vamos Juntas na Política.

Por que você decidiu concorrer à uma vaga na Câmara Municipal?

Hoje nossa sociedade clama por mudança e representatividade na política. Por ser da periferia e usuária dos serviços públicos de transporte, educação e saúde, sei que posso levar à Câmara Municipal de João Pessoa,  o olhar diferenciado de classes sub representadas na política. Eu quero estar na politica para transformar todas as injustiças sociais que já vi e vivi em politicas públicas igualitárias para as pessoas menos oportunizadas de nossa sociedade.

 

Parlamentares com perfil LGBT ainda são raras exceções. Como pretende lidar com a lesbofobia institucional, especialmente num cenário político cada vez mais conservador?

Mostrando que a lésbica não entende só de bandeiras LGBT, que entendemos de infra estrutura, saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, entre outros eixos da gestão publica. Podemos mudar tais realidades pela sensibilidade transformada em praticas de quem quase sempre teve suas oportunidades subtraídas. Não é com quem nos relacionamos que determina nossa caráter!

 

Quais os maiores desafios que você enfrentou até decidir concorrer?

Os principais desafios foram superar o preconceito por meio de vivências que demonstrem nosso caráter; dialogar de maneira propositiva com quem é preconceituoso/a; e dar voz a sociedade civil dentro do parlamento.

 

Quais são suas principais bandeiras de luta, e como pretende trazer essas pautas para o trabalho na Câmara Municipal?

Tornar a educação uma ferramenta integral de mudança social. Sobre tudo na primeira infância; fortalecer o conselho tutelar; tornar a musicalização infantil componente curricular primaz para formação de crianças; criar ferramentas de vínculos entre família e escola. Levar para dentro das UBS’s práticas integrativas complementares como auriculoterapia e reike, entre outras. Desenvolver no município, com profissionais de saúde. o projeto CUIDAR DE QUEM CUIDA. Atender e acompanhar com qualidade por meio dos agentes de saúde em domicilio idosos acima de 60 anos. Ampliar e fortalecer meios de transporte sustentável, como bicicletas, ciclofaixas, ciclovias e estações para aluguel de bicicletas. Implantar um centro cultural em cada bairro com espaço de biblioteca e lutar pela tarifa social em horários que não são de pique e pela linha de BRT que contemple a periferia de João Pessoa.

 

Saiba mais sobre Aniely Mirtes em seu perfil @anileymirtes

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: