Atenção, meninas! Dor e ardência ao urinar é sinal de alerta e requer cuidados

By 2 de setembro de 2020Lute como uma garota

Quem nunca? Você vai fazer xixi e sente aquele ardido e uma dorzinha incômoda. A primeira ideia é pensar em infecção urinária, que é super comum, mas ela nem sempre é a principal vilã da história. Conheça outros tipos de doenças que têm os mesmos sintomas e fique de olho na sua saúde!

Infecção urinária

A mulher tem mais incidência por causa do tamanho mais curto da uretra (4 centímetros contra 20 centímetros do homem). As bactérias contidas na vagina têm um caminho menor a percorrer entre a vulva e a bexiga, o que facilita a colonização e proliferação de microrganismos. A contaminação também pode acontecer por meio do sistema gastrointestinal, devido à proximidade com o ânus. A atividade sexual ativa aumenta em até 60 vezes o risco de infecção urinária feminina —e não tem relação com o uso ou não de preservativo. As lesões na região íntima geradas pelo ato facilitam a contaminação. Uma dica? Depois do bem bom, vá fazer xixi! Isso “limpa” a uretra e elimina as bactérias do canal.

Na gestação, a recorrência ocorre porque o trato urinário fica mais dilatado, o que dificulta o vazamento da urina. O acúmulo se torna, assim, um meio de cultura de bactérias. Se não tratar adequadamente, o processo inflamatório pode contrair o útero e predispor a trabalho de parto prematuro. Mulheres na menopausa, atenção. Neste período, o revestimento interno urinário se torna mais frágil e, por isso, menos defensivo a agressões bacterianas, por causa da queda de produção de estrógeno.

Cistite e uretrite

A inflamação da bexiga (cistite), causada por bactéria ou fungo ou até por uso prolongado de cateter no trato urinário, atinge mais mulheres pela mesma razão anatômica da infecção urinária. Outra possibilidade é a entrada de bactérias via uretra depois de relações sexuais. O tipo viral é bastante comum após uma relação sexual sem preservativo. Gonorreia, HPV e herpes estão na lista dos responsáveis pela doença.

Pielonefrite

A dor e ardência ao urinar pode vir acompanhada de febre, dor lombar, hipotermia, calafrio, diminuição do apetite, queda de pressão e perda de consciência. Os sintomas são consequência da inflamação do rim. Ao sentir esse conjunto de efeitos colaterais, procure imediatamente o serviço de urgência, sobretudo se for idosa, gestante, diabética, apresentar problema imunológico ou ter cálculo renal. Esse quadro revela que os germes estão circulando rapidamente pelo sangue. A infecção pode atingir diversos órgãos e causar morte por choque séptico.

Vulvovaginite

A dor ao urinar é causada pela inflamação da vulva por bactéria, fungo ou protozoário. Além do desconforto na hora de fazer xixi, a doença ocasiona coceira e inchaço na vagina, corrimento com mau cheiro ou ardência no ato sexual. É natural a mulher possuir a bactéria Gardnerella vaginalis, mas causa inflamação se a população cresce demais, devido ao desiquilíbrio da flora vaginal. O mesmo motivo, entre outros, provoca a candidíase, pela presença do fungo Cândida albicans. Já a presença do protozoário Trichomonas vaginalis deriva de uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível).

O mais importante é que você procure um serviço de saúde ao notar os primeiros sintomas. Um acompanhamento ginecológico, pelo menos uma vez ao ano, também ajuda a se prevenir.

De qualquer forma, tome bastante água, se mantenha hidratada, não segure o xixi e faça a higienização correta da sua amiga.

Leia mais:

O cheiro da vagina, o desconforto feminino e a luta pelo fim de velhos protocolos estéticos

Picolé, escova de dentes e tabaco! Médicos alertam o que as mulheres não devem colocar na vagina

Nossa amiga inseparável! Os cuidados com a calcinha vão muito além da lavagem e temos dicas pra vocês

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: