Participante da Fazenda demitido da Globo admite agressão a ex namorada

By 19 de setembro de 2020Machismo mata

O jornalista Lucas Strabko, conhecido como “Cartolouco”, admitiu no começo de 2020 ter agredido uma de suas ex-namoradas, em uma conversa com um amigo pelo Facebook.  Strabko é um dos participantes de “A Fazenda”, reality show no ar desde 8 de setembro na Record. Duas ex-namoradas do jornalista relatam ter mantido com ele relacionamentos abusivos, com traições, ofensas, violência física e moral. O primeiro namoro começou em 2012. O segundo terminou em 2019 e durou cinco anos. Amigos e uma testemunha ocular relatam ao menos um caso em que Lucas agrediu essa segunda namorada. As conversas foram conseguidas com exclusividade pelo UOL Esportes.

Em janeiro de 2020, um amigo próximo soube das agressões que Lucas havia cometido contra sua então namorada, que conheceu na faculdade, e resolveu confrontá-lo. Esse amigo, que pediu para não ser identificado nesta reportagem, guardou prints da conversa pelo Facebook, na qual o jornalista admite o crime e tenta se justificar. Na conversa, Lucas argumenta que estava sofrendo “há anos” com a situação, até que o amigo afirma: “O que você podia ter feito era não agredir sua namorada, cara”. Cartolouco responde: “Não justifica, mas eu não poderia ser agredido também.”

Testemunha viu uma das agressões, em março de 2016 O casal começou a namorar em 2015, quando ambos estudavam na faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Em março do ano seguinte, viajaram ao Guarujá, no litoral do estado. Após uma discussão, a mulher teria sido agredida no elevador do prédio em que estavam hospedados. Ao investigar esse relato, o UOL Esporte conversou com a dona do apartamento e anfitriã do casal naquele dia. Ela afirma ter visto, no dia seguinte, um vídeo feito pela câmera de segurança do elevador, que confirmaria a agressão. “Pedi ao zelador a filmagem da câmera de segurança. O vídeo mostrou que eles estavam tendo uma discussão, e ele deu um tapa na cara dela. Ele vira a mão na cara dela e dá um recuo”, disse a testemunha, que também pediu para não ser identificada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A reportagem entrou em contato com a administração do condomínio, que afirmou não possuir esse vídeo. Segundo o relato, Lucas teria em seguida intensificado as agressões e a namorada precisou de atendimento médico. O hospital Santo Amaro, do Guarujá, confirmou que a namorada de Lucas deu entrada nos dias 6 e 7 de março de 2016, um domingo e uma segunda-feira, mas afirmou não poder dar mais detalhes sobre esses atendimentos. Após sair do hospital, a namorada ficou cerca de uma semana sem ir à faculdade.

Quando voltou, suas amigas notaram hematomas. “Ela estava com um olho roxo, mas falou que tinha sido assaltada”, afirma a jornalista Flora Cruz, que também estudou na Cásper. “Dava pra perceber que tinha sido uma agressão. Nós, amigas, suspeitávamos, mas ela demorou muito pra falar que o Lucas batia nela.”

Agressões nunca foram denunciadas à polícia A história das agressões circulou entre ex-estudantes da Cásper Líbero, uma das principais escolas de comunicação social do país, mas a vítima nunca denunciou o caso à polícia e, portanto, Lucas Strabko não foi formalmente acusado.

“Quando soube o que tinha acontecido, tomei a decisão que achei que me cabia, que era cobrá-lo e tentar convencer os nossos amigos em comum a fazer o mesmo”, comentou o amigo que guardou os prints da conversa com Cartolouco.

Pai diz que jornalista é “menino trabalhador” Procurada, a assessoria de imprensa de Lucas Strabko enviou uma nota sobre o conteúdo desta reportagem: “A família diz não ter conhecimento sobre as acusações mas que garante a boa índole do filho. Também pedem para que os fatos sejam devidamente elucidados de forma responsável para que toda e qualquer acusação contra o Lucas possa ser defendida de maneira justa pelo próprio.” Por estar confinado na Fazenda, o próprio jornalista não pôde ser contatado. Em conversa por telefone, Gerson de Almeida Strabko, o pai de Lucas, disse que não conhece os fatos, que as denúncias têm caráter duvidoso e que foram feitas para prejudicar a imagem do do filho. “Ele é um garoto forte. É um menino trabalhador, bacana, estudioso e chegou aonde chegou por conta própria. Estou muito indignado e triste”, concluiu.

Questionado sobre os fatos e episódios que foram retratados nesta reportagem, o pai do jornalista disse que o casal frequentemente ia ao Guarujá, onde uma das agressões teria acontecido, mas duvidou da veracidade do relato. Ele reforçou que Lucas e a namorada moraram um período no Rio de Janeiro, ou seja, longe de São Paulo, onde vivem os Strabko. Por isso, a família não teria como saber de outras possíveis agressões. “Se eles tiveram um relacionamento conturbado, por que durou tanto tempo?”, indagou Gerson.

Vítimas tiveram sequelas psicológicas após abusos As duas ex-namoradas de Lucas que foram contatadas pela reportagem autorizaram a publicação de suas histórias, mas preferiram não se identificar, temendo represálias. A mulher que conheceu Lucas quando os dois eram estudantes do Ensino Médio, e que se relacionou com o jornalista antes dos eventos narrados acima, afirma ter sido vítima de manipulação psicológica por causa de inúmeras traições, mas negou agressões físicas.

“Ele falava pra todo mundo que eu era louca doente. Fazia piadas com os amigos na rádio sobre mim, sobre como me traía e, se eu questionasse, ele dizia que não tinha nada a ver, que era coisa da minha cabeça. Se eu ia encontrá-lo e acontecesse de borrar o meu batom, ele falava que eu estava traindo ele.” A outra ex-namorada, que Lucas conheceu na faculdade, contou a amigas que sofreu abuso psicológico, com insultos frequentes, e físicos durante os cinco anos de namoro.

Cartolouco foi o apresentador mais jovem do SporTV Lucas Strabko, de 25 anos, ficou famoso ao interpretar o personagem “Cartolouco”. Ainda estagiário, em 2016, Lucas passou a ser o comentarista oficial do Cartola FC, jogo virtual criado pela Globo que simula partidas do Campeonato Brasileiro. Ganhou destaque na emissora e se tornou o mais jovem apresentador da história do SportTV. Depois de se envolver em uma série de desgastes com a direção da Globo em São Paulo, o jornalista foi demitido em abril de 2020, após pouco mais de quatro anos na casa.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: