Machismo: estudante é rejeitada para vaga de estágio por ser mulher

By 22 de setembro de 2020Machismo mata

Uma estudante de 24 anos do curso de medicina veterinária em Cuiabá buscava um estágio quando cadastrou seu currículo em uma empresa de agronegócio da região. Na semana passada, a resposta de um funcionário por email foi clara: o setor técnico da empresa não contrata mulheres. O e-mail que a universitária recebeu dizia que a empresa “segue a política de não contratar mulheres para o departamento técnico. Infelizmente não posso te ajudar”, assinou um supervisor comercial.

O cadastro no site foi feito em julho desse ano, mas o caso veio à tona na sexta, quando uma amiga da estudante publicou a resposta numa rede social. A publicação viralizou em poucas horas até sábado contava com 33 mil curtidas e quase 4.000 compartilhamentos. Vários profissionais da área repudiaram a postura da empresa e avaliaram a resposta como “atitude machista”.

A jovem, que preferiu não ser identificada, afirma que ficou com medo de denunciar o caso. “Eu não esperava essa resposta. Cheguei a comentar com meu namorado, mas não quis denunciar por medo de me prejudicar, porque eu precisava arrumar outro estágio, mas até hoje não consegui nada”, disse ela à reportagem.

Um outro e-mail foi enviado à estudante, depois da exposição do caso, pelo mesmo funcionário. Ele afirma que teria cometido “um equívoco de não ter sido claro” no e-mail anterior. A universitária ficou constrangida como a situação. “A gente não espera uma resposta como essa. Chegaram a dizer que eu tinha adulterado o e-mail. Lamentável tudo isso”, contou.

No Instagram da empresa, o autor do e-mail pediu desculpas. “Foi uma resposta totalmente equivocada, muito mal expressa e infeliz. Eu não tenho conhecimento e nem autonomia para admitir ou demitir”, afirmou. Universa entrou em contato com um dos responsáveis pela empresa, em Cuiabá. O representante não quis ser identificado, mas lamentou a situação e informou que foi aberta uma investigação interna para entender o motivo da postura do colaborador. Segundo ele, o funcionário foi afastado até que o caso seja esclarecido e eventuais novas medidas sejam adotadas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

O Grupo MATSUDA vem a público dizer que sempre primou pela diversidade na formação de seu quadro de funcionários, não aceitando qualquer forma de discriminação, entretanto, reconhecemos que houve uma falha de um dos nossos colaboradores, o que causou grande desconforto. A empresa sempre buscou um ambiente laboral diversificado e harmonioso, não compactuando como qualquer tipo de discriminação, sempre tendo como meta a valorização do ser humano. Desta forma, queríamos apresentar nosso pedido de desculpas quanto ao fato ocorrido e que estamos tomando as devidas providências para que fatos semelhantes não mais ocorram, e que estamos apurando as responsabilidades, quanto ao ocorrido. Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente, Direção.

Uma publicação compartilhada por Grupo Matsuda (@grupomatsuda) em

O grupo empresarial emitiu uma nota repudiando o ato. “Repudiamos qualquer tipo de discriminação e salientamos que nossa diretoria é responsável por oito pessoas, sendo que quatro são mulheres. Dentro do nosso quadro de funcionários, tanto no setor administrativo, quanto no departamento técnico, 41% são mulheres”, justificou.

 

do site Universa

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: