Transgêneros superam preconceitos e conquistam o mercado de trabalho na Paraíba: “somos invisíveis para o mundo”

By 5 de outubro de 2020Fora do Armário

Era um sexta-feira de manhã quando Alecsander saiu de casa com um sorriso. A razão parecia boba, mas para um homem transgênero, pôde significar renascimento. Ele admitiu: “Fico feliz em saber que alguém me ouviu hoje.” Com todos os documentos atualizados, Alecsander também atualizou sua vida. Ele nasceu para falar sobre transexualidade, mas não entendia o preconceito. “Somos invisíveis para o mundo. Ricardo Alecsander anunciou a comemoração do Dia da Visibilidade do Transgênero. Eu só quero ser eu.

Ricardo Alecsander faz 25 anos este ano. Ele é Guarabira, mas mora em João Pessoa, onde está quase concluindo o curso de psicologia da Universidade Federal do Paraíba (UFPB).

Ele disse: “Sempre fui uma pessoa transgênero, embora não tenha esse conhecimento há muito tempo.” As expressões corporais do próprio Alecsander mostram sua liberdade: ele gesticula, sorri, fala abertamente e parece precisar desabafar há muito tempo.

Escolheu estudar psicologia não apenas para compreender uns aos outros, mas principalmente, para aprender a compreender o mundo e por que as pessoas não podem ser tão felizes como agora. E enfatizou: “O mundo deveria ser para todos.” Ele quer entender por que as pessoas só usam partes do corpo para identificar alguém.

Como ele mesmo disse, sempre se dá conta de que é diferente. A vida de Alecsander como mulher (uma menina) está incorreta. O que a sociedade tentou impor à ele não era razoável. Mas por causa do medo de encontrar essa situação e da rejeição, ele acabou atrasando a transição. “O mundo não nos reconhece”, disse Alecsander. Ele fala não só na sociedade, no direito, mas também como cidadão.

Por exemplo, coisas muito simples, como o direito de usar nomes transgêneros, enfrentam uma enorme burocracia. Para os humanos, uma ação básica é um longo caminho não só para ele.

Mas, para a família, Alecsander ainda é uma garota vestida como um homem. Ele mora com sua mãe, irmã, sobrinho e tio. Todos o chamavam pelo nome antes da transição. Eles sempre se referem a ele como “ela” pelo pronome feminino. “Precisamos ter um papel socialmente aceitável. Meu tio enfatizou que se eu não cumprir essa função, serei excluído, então não servirei à sociedade”

A falta de familiaridade com seu corpo remonta à adolescência, quando precisava fazer aulas de ginástica e sentia vergonha de si mesmo. Essa foi a primeira vez que ela foi a um psicólogo, que fez perguntas como “Você tem vergonha das suas coxas?” Na verdade, ele não se sentia totalmente envergonhado. Alecsander simplesmente não sabia por que os hormônios faziam seu corpo mudar para algo que não estava de acordo com sua identidade.

Justamente quando não conseguia deixar de mostrar isso em sua vida real, Alecsander decidiu dar o primeiro passo e se tornar a pessoa que ele realmente gostaria. Ele está recebendo terapia hormonal há dois anos. Ele tem barba e a voz um pouco pesada, mas não conseguiu tirar os seios. E se pergunta: “Você continua fingindo ser quem as pessoas querem, até que alguém diz: Por que eu tenho que ser ator e não posso ser artista?”

Alecsander usou o conhecimento da sociedade sobre roupas masculinas. Explicou: “Isso é sempre bom para mim”, o que é natural e o deixa muito confortável. Mas ele começou a se permitir mais. A expressão torta sempre foi desconfortável, mas ele se obrigou a aceita-la.

Ele começa alterando o nome do documento. “É uma coisa muito dolorosa para nós não sermos reconhecidos pelo nome. Sermos reconhecidos pelo gênero, sermos considerados como ‘ele’, Alecsander: Isso é quem eu sou. Isso é muito importante.”

A dor começa com a falta de compreensão do próprio corpo. Porém, quando surge a importância da identidade, é a vontade de mostrar ao mundo quem é realmente a pessoa autorizada. “Sofremos com isso desde o início”, por isso está mais disposto a esperar e aceitar, até mais tarde, viver sua vida natural.

Apesar de algumas expectativas cruéis de terapia hormonal, Alecsander estava muito feliz. Olhe no espelho e pense “você é linda, você é ótima”. Ele disse: “Vale a pena deixar as pessoas olharem para você, dizer que apreciam quem você é e admiram sua coragem”.

Não é um privilégio possuir carteira de identidade ou CPF com o nome de sua escolha e que represente sua identidade. As pessoas trans procuram uma forma natural de carimbar no documento o nome da pessoa que vai nascer. E, estranhamente, enfrentando algumas das dificuldades encontradas por Alecsander e muitas outras pessoas transgênero, este ainda é um pequeno problema.

Alecsander tem coragem de resumir sua trajetória de desenvolvimento. Para ele, só quem tem coragem é quem tem medo. Ele é considerado medroso. “Hoje, não tenho mais medo de dizer que estou com medo. Faz muito tempo que estou com medo, e ainda estou”. Mas hoje, ele não vive mais com medo, vive com coragem (…) Por medo, ele consegue se desenvolver. Se você não tem medo de se tornar sua própria identidade, não terá coragem de enfrentar os difíceis obstáculos de se tornar você mesmo.

Eduardo Pasquale, estagiário, com edição e supervisão de Taty Valéria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: