As tristes e repugnantes facetas da cultura do estupro no Brasil; 70% dos registros são com crianças

By 20 de outubro de 2020Brasil, Machismo mata

Uma menina de cinco anos, que tinha paralisia cerebral, morreu após sofrer um estupro em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. O acusado é o próprio irmão, de 18 anos

Uma menina de 13 anos pediu socorro para irmã pelo WhatsApp após ser estuprada pelo próprio pai, de 47, em São Vicente, no litoral de São Paulo.

Em dezembro de 2019, uma menina de 13 anos morreu em decorrência de um parto prematuro depois de ter sido estuprada pelo próprio pai. O caso aconteceu em Coari, interior do Amazonas, em dezembro de 2019.

Em agosto, um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente da enteada de 10 anos, na cidade de Cabedelo, na Paraíba.

Publicamos aqui os dados de queda nos registros de violência sexual na Paraíba. Mas um outro dado sobre crimes divulgado pelo Anuário de Segurança Pública é ainda mais grave:

Mais de 70% das vítimas de estupro são crianças e adolescentes, sendo a faixa etária entre 10 e 13 anos a mais atingida, que corresponde a 57% dos casos. Crianças de 5 a 9 anos somaram 18,7% e adolescentes entre 14 e 17 anos somaram 16,8%. Agora o número mais repugnante:

Bebês e crianças de até 4 anos de idade correspondem a 11,2% dos casos de estupro no Brasil, incluindo aí mulheres adultas e idosas.

São números cruéis, que representam o extermínio de uma infância saudável e de uma vida adulta sem traumas.

O Anuário aponta outro número assustador, mas não causa surpresa: 87% dos estupradores de crianças, fazem parte do círculo íntimo da vítima.

Ainda no início da pandemia, alertamos aqui sobre a possibilidade do aumento de abusos contra crianças e adolescentes, que ficariam sozinhas em casa com seus abusadores, longe da escola e longe do convívio social, limitando drasticamente a possibilidade de pedir ajuda, ou que algum amigo/familiar identificasse o crime.

Longe das mesmas desculpas e justificativas usadas na tentativa de criminalizar uma vítima, bebês e crianças não estavam em festas, não estavam bêbadas, não usaram roupa curta… Elas estavam em casa.

Por isso a denúncia é tão importante. Não se cale! Ligue 197 e 180.

Clique no gráfico com os números totais:

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: