Cinco dicas de como aliviar o desconforto das cólicas menstruais

By 24 de outubro de 2020Lute como uma garota

Cólicas menstruais. O que são? Onde vivem? Do que se alimentam? Para onde vão? E principalmente: o que fazer pra não deixar ela acabar com nosso final de semana ou atrapalhar nosso rendimento no trabalho?

Na maioria dos casos, as cólicas que as mulheres sentem perto ou durante o período menstrual não é sintoma de alguma doença mais grave. Ela incomoda, é verdade, mas é apenas um sinal de que seu útero está se contraindo para o sangue descer.

Há muitas formas de aliviar a dor e não é necessariamente tomando remédios. Conversamos com alguns especialistas para descobrir o que fazer na hora do aperto e para evitar cólicas no mês seguinte. E muito importante: se você nunca se incomodou com as cólicas e percebeu que, de um mês para outro, elas se tornaram muito mais fortes, é hora de conversar com seu ginecologista.

Qual é a melhor posição para aliviar a cólica?

A posição fetal, aquela em que você se deita de lado e leva os joelhos em direção ao peito, ajuda bastante, assim como ficar de cócoras durante alguns minutos. Para facilitar, deslize as costas contra a parede, colocando um calço sob os calcanhares. Se a dor for no baixo ventre, deite-se de bruços. “Todas essas posições aliviam a tensão muscular, inclusive a do útero, que em está contração durante a cólica” ensina o fisioterapeuta e osteopata Ado Sartori, de São Paulo. Para otimizar o efeito, ponha um travesseiro, uma almofada ou uma bolsa de água quente sobre a barriga enquanto estiver fazendo o “exercício”.

Quais são os remédios mais indicados para o alívio da cólica?

Antiespasmódicos e anti-inflamatórios são os mais usados. “Os primeiros relaxam a musculatura e há anti-inflamatórios não esteroides que inibem a produção ou impedem a ação da prostaglandina, hormônio que faz o útero se contrair”, diz o ginecologista e obstetra com formação em medicina antroposófica Marco Antonio Lenci, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele também costuma prescrever medicamentos fitoterápicos com beladona ou camomila, que têm efeito relaxante, ou aplicação de uma pomada à base de cobre seguida por bolsa de água quente.

Que chá é bom para cólica?

Na hora da dor, tome uma ou duas xícaras de chá de maçã com canela. A dica é da nutricionista paulistana Célia Mara Melo Garcia. “A maçã tem ácido málico, que alivia dores musculares, e a canela é anti-inflamatória, diminuindo as contrações e a náusea”, explica. Coloque duas colheres de sopa de maçã desidratada e dois pedaços pequenos de canela em pau em 300 ml de água filtrada fervente. “Manter-se aquecida melhora a dor. Então, além do chá, use bolsa de água quente e meias, ou faça um escalda-pés com um pouco de sal ou com óleo de lavanda”, recomenda.

O que comer quando se está com cólica?

Uma dieta pobre em vitaminas e sais minerais contribui para aumentar a intensidade das cólicas. “A dor piora muito com o abuso de açúcar, de alimentos refinados e de refrigerante, por exemplo”, diz Célia. Então, o melhor é cuidar da alimentação não só quando estiver com dor, mas durante o mês inteiro. Algumas recomendações:

Aumente o consumo de alimentos integrais e de oleaginosas. Eles são ricos em vitamina E e zinco, que têm efeitos benéficos sobre o sistema reprodutivo;

O mesmo vale para alimentos que contêm vitaminas do complexo B;

Reforce a ingestão de alimentos que são fonte de magnésio, mineral que relaxa a musculatura;

Como aliviar a cólica forte?

Se de uns meses para cá, você notou que suas cólicas aumentaram muito de intensidade, a primeira providência é marcar uma consulta com o médico. Em alguns casos, ela pode não ter nada a ver com a menstruação, mas com problemas no intestino, nas vias urinárias ou nos ovários, por exemplo.

“Mas de todas as possíveis causas para cólicas muito intensas, a endometriose é a mais frequente. E, além de cólicas fortes, a endometriose também provoca inchaço abdominal, sangramento intenso e dor nas relações sexuais” explica o ginecologista e obstetra Arnaldo Cambiaghi, do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO), em São Paulo. Como é uma doença de curso lento e uma das principais causas de infertilidade, o diagnóstico precoce é fundamental. A adenomiose é outra possível explicação para cólicas muito intensas. Ela surge quando o endométrio se infiltra na parede uterina e, dependendo do grau, também leva à infertilidade.

com informações do site Universa

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: