Do baque à valentia: o emocionante relato de quem luta contra o câncer de mama

By 26 de outubro de 2020Lute como uma garota

Nesse Outubro Rosa, temos postado em nossa página várias matérias relativas ao tema: tratamento, a importância do auto cuidado e do diagnóstico precoce, histórias de superação.

Nesta segunda-feira, 26 de outubro, o Paraíba Feminina abre espaço para quem tem lugar de fala. Para quem está passando pela fase de tratamento e que tem, na coragem que vem do amor, a certeza de que a vida é preciosa e que precisamos sim, lutar por ela.

Leia, se emocione, se inspire, e apoie:

“Me chamo Eneida Nunes, tenho 54 anos, sou assistente social. Há pouco tempo atrás descobri um câncer na mama. Inicialmente fiquei sem chão e absolutamente desnorteada. Não conseguia pensar em mais nada além de que eu iria morrer. Pensei o tempo inteiro que minha vida tinha passado rápido e que tudo estava acabando pra mim. Esse sentimento veio, sobretudo, porque já perdi duas irmãs com o mesmo diagnóstico, e então esse pensamento foi inevitavelmente recorrente. O câncer te traz a certeza de que você não tem controle de nada, de que somos transitórios e provisórios, você sente na alma e na carne o quanto é frágil. Precisei de um tempo para processar a informação e seguir adiante nas providências a serem tomadas.

Uma explosão dessa te tira da zona de conforto e você tem que rapidamente pensar, decidir e agir. A partir daí você vai fazendo alguns pactos consigo mesma: o pacto de fazer certinho o tratamento que os médicos indicarem, a luta diuturna para não ficar sempre chorosa e cheia de lamentações, o trato de renovar a fé para que fique alimentada espiritualmente.

Minha família, minhas amigas e meus amigos têm sido de uma indizível serventia. Meu marido tem sido incrível. Ele é tipo um capítulo à parte. Tem dividido segredos, dificuldades e cuidados comigo numa aliança muito generosa. Me rasga o coração saber que muitas mulheres são abandonadas pelos seus companheiros na hora em que mais precisam não é?! No meu caso, só tenho a agradecer pois as manifestações de afeto e de bem querer estão sempre presentes, a exemplo dessa semana, quando meu cabelo começou cair bastante e eu decidi acabar de uma vez com a angústia e raspar a cabeça.

É evidente que essa questão do cabelo mexe bastante com a gente e fiquei desanimada e jururu, mas aí aconteceram duas coisas muito lindas: a primeira que meu marido saiu caladinho e voltou com a cabeça raspada também, segurando um vasinho de flores. Fiquei profundamente emocionada. A outra foi que um monte de gente se juntou ,vestiu a blusa da campanha desse ano “Lute por uma garota” e enxurrou minhas redes sociais de afeto e empatia. Todos juntos no mesmo momento postaram seu apoio a mim. Chamei de “ação coordenada de amor”. Gente que nem sou tão amiga se ofereceu pra postar apoio a mim. Foi muito lindo!!! Pude entender que no meio de tanta dor, fragilidade e medo , vivenciei uma imensa alegria com tanta solidariedade.

Estou seguindo pois não posso paralisar nem esquecer um só instante que tenho que ser forte e zelar pela minha saúde, que tenho que buscar caminhos melhores todo santo dia, que mesmo tendo levado uma rasteira da vida , decidi não ficar no chão. As rédeas do meu destino não estão comigo nesse assunto do câncer. Não sei o que vai me acontecer, mas estou confiante e buscando ter força suficiente para atravessar essa tempestade. Vou na fé e na valentia. Ficarei curada.”

Estamos nas orações e na torcida. A luta de toda mulher, é também uma luta nossa.

Lute como Eneida!

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: