Nomeação de reitor bolsonarista que ficou em último lugar na eleição gera revolta generalizada na UFPB

By 5 de novembro de 2020Justiça, Paraiba

O Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB, lançou nota na manhã desta quinta-feira (5) após o anúncio da nomeação do professor Valdiney Veloso como novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pelos próximos quatro anos. Um ato em defesa da UFPB e contra a nomeação vai acontecer logo mais, às 16h, em frente à Reitoria da UFPB.

Na consulta pública para definição da nova gestão da reitoria a chapa de Valdinei ficou em terceiro lugar, com 5,35% dos votos. Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega ficaram em primeiro, com 48,44%, e Isac Almeida e Regina Celi Mendes em segundo, com 46,21%.

Durante o processo eleitoral, Valdiney se mostrou como defensor do programa Future-se, um dos principais carros chefe do Ministério da Educação em relação às universidades federais e que tem objetivo de incentivar as instituições a captarem recursos privados.

O Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB, que é formado por alunos, professores e servidores, afirmou na nota que não irá aceitar a intervenção e que a nomeação é flagrantemente ilegítima.

Confira a nota na íntegra:

NOTA CONTRA A INTERVENÇÃO E PELA AUTONOMIA DA UFPB

O Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB, composto por diversas entidades e coletivos de todas as categorias da comunidade acadêmica da nossa universidade, REPUDIA A NOMEAÇÃO DE VALDINEY VELOSO para Reitor da UFPB.

Não vamos aceitar esta intervenção, pois não foi esta a nossa escolha. A comunidade acadêmica da UFPB escolheu a Chapa 2 nas eleições, elegendo a Professora Terezinha Martins tanto na consulta eleitoral como nos Conselhos Superiores. O professor Valdiney contou com 5% de votos na consulta e no colégio dos Conselhos Superiores não teve um único voto. A nomeação é flagrantemente ilegítima, desrespeitando a autonomia universitária e faz parte do contínuo projeto de destruição do ensino público.

Por isso convocamos todas as pessoas que estudam, trabalham e convivem na UFPB a defender a nossa instituição e a democracia. Faremos um ato hoje, 05/11/2010, às 16h, em frente à Reitoria, respeitando as medidas sanitárias com o uso obrigatório de máscaras, álcool e com distanciamento em função da pandemia.

REITORA ELEITA É REITORA EMPOSSADA!
FORA VALDINEY!
NÃO VAMOS ACEITAR INTERVENÇÃO NA REITORIA DA UFPB!

Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: