Entenda o coeficiente eleitoral: como calcular quantos votos sua vereadora precisa pra ser eleita

By 11 de novembro de 2020Politica

Você já leu aqui sobre qual o papel da vereadora ou vereador dentro do município, e a importância dessa função para a população. Mas você sabe como funciona o processo dessa escolha? Não é tão simples, mas é preciso entender os mecanismos, os números e uma questão primordial: o tal do coeficiente eleitoral.

Pra começar, você deve saber que esse ano, os candidatos não participam mais de coligações. É cada partido por si, e um contra todos. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da Reforma Eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na Câmara Municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado, e nesse caso, é o partido que recebe as vagas, e não o candidato, e aí que entra a questão do coeficiente.

E como funciona isso?

Vamos pegar o exemplo de João Pessoa: a capital tem 552 mil eleitores, e 27 vagas na Câmara Municipal. Para chegarmos ao coeficiente eleitoral, dividimos o número de eleitores pelo número de vagas. Numa conta redonda, são 20 mil votos. Este é o coeficiente eleitoral, ou seja, cada partido precisa de 20 mil votos para eleger um único vereador. Se o partido conseguir 40 mil votos, mais um. E assim por diante.

Vamos exemplificar de forma hipotética:

O PNSO – Partido Não Sou Obrigada, participa da campanha em João Pessoa com 16 candidatas à vereadoras. Abertas as urnas e somado os votos de todas as candidatas, o partido conseguiu alcançar 100 mil votos. De acordo com o coeficiente eleitoral, o partido conseguiu eleger 5 vereadoras, obviamente, por ordem de votação individual.

Duas coisas são importantes de lembrar:

  1. Só dá pra saber quantos eleitores votaram depois de encerrada a votação. É só a partir daí que saberemos qual será o coeficiente eleitoral;
  2. Mesmo que uma determinada candidata ou candidato receba um número significativo de votos, ele só assume a vaga se o partido atingir esse coeficiente.

Entender como funciona nosso complexo sistema eleitoral é importante. Se empoderar de informação é importante. Faça valer o seu voto!

Leia mais:

Eleições 2020: você sabe qual o papel de uma vereadora ou vereador?

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: