Ítalo Guedes assina carta compromisso em prol da igualdade e pela autonomia econômica das mulheres

By 12 de novembro de 2020Paraiba, Politica

O candidato à prefeitura de João Pessoa pelo PSOL, Ítalo Guedes ficou sabendo na manhã desta quinta-feira (12) da carta compromisso pela igualdade de gênero e autonomia econômica das mulheres, elaborada pelo grupo Be.Labs, empresa de tecnologia social que atua para igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho e pela empatia no meio corporativo e prontamente assinou esse compromisso.

O PSOL reafirma, desta forma, o seu compromisso com os direitos das mulheres no setor econômico, promovendo através de políticas públicas inclusivas e igualitárias, a geração de emprego e renda e a qualificação no mercado de trabalho, combatendo a exploração da mão de obra – que atinge principalmente as mulheres em uma sociedade capitalista e machista como a nossa. As mulheres alcançaram conquistas importantes nas últimas décadas. Porém, há um longo caminho a percorrer na luta pela emancipação e liberdade da mulher, pois a igualdade garantida em lei ainda não se traduz na vida real e o PSOL tem atuado em todos os espaços em prol das mulheres das diversas orientações sexuais, raça, idades, religiões e atuação profissional.

As mulheres devem estar em todos os espaços, e assim, desde a sua fundação, o PSOL incentiva a presença das mulheres em suas fileiras, como dirigentes partidárias e candidatas a cargos eletivos por todo o Brasil. Somos o único partido que tem paridade de gênero nas instâncias nacional, estaduais e municipais. Inclusive no Congresso Nacional, temos 5 deputadas e 5 deputados, o que reflete nosso compromisso e reconhecimento da população. Como parlamentares na esfera federal, podemos citar as companheiras Luiza Erundina, nascida na Paraíba, e que hoje, representa uma das maiores e mais importantes cidades da América Latina, São Paulo; Áurea Carolina, de Minas Gerais; Talíria Petrone, do Rio de Janeiro; Sâmia Bonfim, de São Paulo e Fernanda Melchiona, do Rio Grande do Sul. Em âmbito estadual, temos a atuação importante das companheiras deputadas, Andrea de Jesus, em Minas Gerais; Marinor Brito, no Pará; em Pernambuco, a Juntas – Mandato Coletivo; Dani Monteiro, Renata Souza e Mônica Francisco, no Rio de Janeiro; Luciana Genro, no Rio Grande do Sul, e em São Paulo, Érica Malunguinho, mulher trans, Mônica, da Bancada Ativista e Isa Penna.
Não poderíamos esquecer a nossa eterna companheira, Marielle Franco, vereadora da cidade do Rio de Janeiro, que deixou um importante legado para as mulheres negras, LBTs e periféricas do Brasil, como também propostas de políticas públicas fundamentais para superação de desigualdades e das violências que permeiam este segmento social. Por sua trajetória corajosa, Marielle foi assassinada em março de 2018, com apenas 36 anos de idade, e até hoje não sabemos quem são os mandantes de seu crime.

Por fim, queremos informar que em João Pessoa contamos com a campanha coletiva das mulheres a vereança da capital e com mulheres candidatas cis e trans. São nossas candidatas: Adjany Simplicio, Eulina Marreira, Izabel Alves, Galega do Alternativo, Vaquinha Elvira, Alana e Adriana Rocha, e também apoiamos e estimulamos as candidaturas de mulheres LGBTQIA+. Para conhecer melhor nossas propostas para a cidade de João Pessoa, é só acessar este link: https://drive.google.com/file/d/1z3HgcNta7Zk4ry8a-TjCzxP9qbytDlAO/edit

 

da assessoria

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: