Após fuga do mentor da Barbárie de Queimadas da prisão, deputada cobra punição e recaptura

A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. Dando início à programação alusiva à data, a deputada estadual Estela Bezerra, publicou em suas redes sociais um vídeo em que cobra do poder público, ações efetivas relativas à fuga de de Eduardo dos Santos Pereira, condenado a 108 anos de prisão por ser o mentor da Barbárie de Queimadas, quando cinco mulheres foram vítimas de um estupro coletivo, e duas delas, assassinadas.

No vídeo, publicado ainda na noite da última terça-feira (24), a parlamentar pede explicações sobre a facilitação na fuga do detento, que saiu pela porta lateral do Presídio PB1, em João Pessoa, considerado de segurança máxima. Além disso, Estela exige que a Secretaria de Administração Penitenciária, a Secretaria de Segurança Pública e o próprio Governo do Estado apresentem à população como está sendo feita a operação de recaptura do fugitivo.

“Izabelle Pajuçara e Michelle Domingues foram mortas porque reconheceram os criminosos, e hoje, suas famílias estão amedrontadas e pedem por justiça. Nossa exigência é que o poder público se posicione: pela punição de quem facilitou a fuga, e pela recaptura do preso”.

Você pode conferir o vídeo completo aqui:

Na última sexta-feira (20), Estela Bezerra protocolou na Assembleia Legislativa da Paraíba, um pedido de informação sobre o andamento dos procedimentos investigativos para apurar a fuga de Eduardo dos Santos Pereira, que ocorreu no dia 17 de novembro. O pedido foi encaminhando ao Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Francisco Bezerra Nunes, e ao Secretário Executivo da Administração Penitenciária, João Paulo Barros.

Na ocasião, a deputada afirmou que é imprescindível que as autoridades de segurança do Estado apurem as eventuais facilitações na fuga do detento e que as ações de busca na recaptura sejam feitas com a maior brevidade possível. “Neste momento temos um homem condenado por um dos piores crimes do estado, em situação de fuga, e que coloca em risco não só as mulheres, mas toda a sociedade. Precisamos de respostas”, afirmou Estela.

O crime:

A Barbárie de Queimadas aconteceu entre a noite do dia 11 e a madrugada do dia 12 de fevereiro de 2012. De acordo com a acusação do Ministério Público da Paraíba, o crime foi premeditado 15 dias antes e teve como mentor Eduardo dos Santos Pereira. O estupro das vítimas seria um “presente” de aniversário para o irmão dele, Luciano Pereira dos Santos.

Os dez homens envolvidos combinaram que, durante a festa de aniversário, três deles apagariam o sistema de energia e invadiriam a casa com máscaras de carnaval se passando por assaltantes para render as vítimas, e, depois que elas fossem amarradas e vendadas, todos iriam estuprá-las.

Michelle Domingues e Izabella Pajuçara reconheceram Eduardo. Depois disso, elas foram assassinadas. Uma terceira vítima também reconheceu Eduardo, mas ficou em silêncio até a chegada da polícia. Seu testemunho garantiu a elucidação do crime.

Todos os homens envolvidos no crime foram condenados, inclusive três adolescentes, que cumpriram medidas sócio educativas no Lar do Garoto, em Lagoa Seca.

Eduardo dos Santos, que fugiu no dia 17 de novembro, continua desaparecido.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: