Projeto leva informação para combater violência obstétrica e garantir saúde da mulher

By 11 de dezembro de 2020Sem categoria

A violência obstétrica ainda é uma realidade no Brasil e atinge todas as classes sociais, principalmente, as mais baixas. Segundo o estudo “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, uma em cada quatro mulheres no Brasil sofreu algum tipo de violência obstétrica. O estudo foi feito pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o SESC, em 2010. Uma importante ferramenta para combater esse tipo de violência é o plano de parto, um documento em que a mãe registra suas preferências em relação ao momento do nascimento da criança. É o que explica Kelly Máxima, enfermeira e doutoranda em Ciência pela USP, que está desenvolvendo um aplicativo com explicações em vídeo e em linguagem acessível sobre os procedimentos mais comuns durante o parto e a consequência de cada um deles.

“Com isso nós damos condições para que a mãe tenha autonomia para escolher o procedimento que quer e não quer durante o processo de parto e nascimento”, diz. Este é um dos temas abordados por ela como facilitadora das oficinas em saúde que a campanha Bela Baby Box – Proteja a infância no início da vida levará a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, garantindo, assim, o direito a cuidados assistenciais na maternidade e na infância, previsto no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 72 anos neste dia 10. O parto humanizado também será abordado na oficina da obstetriz e docente da USP Nathalya Camargo.


Além das oficinas que serão exibidas através de uma série de vídeos, facilitadas por um grupo de especialistas, o projeto doará um mini berço de papelão e enxoval para cada mãe. A campanha é uma parceria entre a Bela Gil, a Morada da Floresta e a ChildFund Brasil, com o apoio da WestRock Brasil. A meta é arrecadar R$ 113 mil até o dia 15 de dezembro, beneficiando ao todo 100 famílias de três estados: Piauí, Goiás e Minas Gerais.

Prevenção de gravidez e amamentação

A prevenção de gravidez também será abordada nas oficinas, mostrando às mulheres que é possível usar métodos contraceptivos naturais. “Ainda há pouquíssima informação sobre o tema, muitas mulheres não sabem que há um período do mês, por exemplo, que elas não podem engravidar. Conhecendo bem o próprio corpo podemos usar isso como um método natural de contracepção”, afirma Carolina Carvalho, especialista em ginecologia natural, responsável pela oficina. Ela lembra que aprender um método de contracepção natural é, antes de mais nada, um cuidado com a própria saúde. “Além disso, é importante que as mulheres tenham liberdade de escolha. Todas devem ter a liberdade de escolher se querem ou não ter filhos”, complementa.

Outra oficina prevista no projeto trata do aleitamento materno. Nela, a psicóloga e consultora em aleitamento materno, Ana Cristina Mutti Mateoli, desmistifica a amamentação, ensinando desde a importância do ato até questões práticas como a preparação das mamas, a pega do bebê e como é a produção de leite. “É preciso mostrar que a amamentação não é uma coisa só linda, mas também não é terrível. A maioria das mulheres deixa de amamentar porque recebe pouco apoio e tem pouca informação. A ideia da oficina é promover esse caminho de saúde por meio desse processo de informação de qualidade prévia”, afirma Ana Cristina, que também é doula.

O mini berço de papelão Bela Baby Box, que será doado às famílias beneficiadas pela campanha, também favorecem a amamentação. “O ideal no início, em especial nos três primeiros meses, é que o bebe esteja bem próximo dos cuidadores, em especial da mãe. Esse berço permite essa mobilidade, favorecendo o aleitamento materno, podendo ficar ao lado da cama da mãe”, diz Ana Cristina.


Berço seguro

A Bela Baby Box é um mini berço projetado para o sono seguro e prevenção à morte súbita nos primeiros meses de vida. Seu colchão é livre de solventes tóxicos, ideal para o bebê descansar durante o dia em segurança. Além disso, acompanha capa impermeável e lençol. O berço teve a sua segurança certificada por testes do Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Falcão Bauer.

Na caixa, também há fraldas de pano Bebês Ecológicos, roupas de algodão, lenços reutilizáveis, manta, mosquiteiro, máscaras reutilizáveis, shampoo Aymara-Una, pomada para seios, camiseta sling JeniPele, solução higienizante multifuncional Bioart para reforçar a higiene e, assim, ajudar no combate à várias doenças infecciosas, e sabão de coco Biowash, que é feito com óleo de babaçu e aloe vera.

“No projeto Bela Baby Box garantimos o acesso a itens essenciais para um início digno da vida. Itens capazes de promover saúde, conforto e economia para as famílias gestantes”, explica Ana Paula Silva, da Morada da Floresta.

As primeiras beneficiadas serão 70 famílias de Curimatá (PI), Cristino Castro (PI) e Santa Luz (PI), localidades onde o ChildFund já atua no desenvolvimento social com foco em crianças e adolescentes. “Trabalhamos para mudar essa realidade, ressaltando a importância dos vínculos familiares. Com foco na criança, atuamos para transformar a família social e sustentavelmente”, explica Joyce Mara, gerente de pessoas e cultura do ChildFund Brasil.

“No projeto Bela Baby Box garantimos o acesso a itens essenciais para um início digno da vida. Itens capazes de promover saúde, conforto e economia para as famílias gestantes”, explica Ana Paula Silva, da Morada da Floresta.

As primeiras beneficiadas serão 70 famílias de Curimatá (PI), Cristino Castro (PI) e Santa Luz (PI), localidades onde o ChildFund já atua no desenvolvimento social com foco em crianças e adolescentes. “Trabalhamos para mudar essa realidade, ressaltando a importância dos vínculos familiares. Com foco na criança, atuamos para transformar a família social e sustentavelmente”, explica Joyce Mara, gerente de pessoas e cultura do ChildFund Brasil.

Serviço
O que: Financiamento coletivo para doação de mini berços e enxoval para 100 famílias carentes.

Até quando: 15 dezembro.

Veja a lista de oficinas oferecidas na campanha:
Aleitamento Materno – Ana Cristina Mutti Mateoli: Psicóloga, Doula, Consultora em Aleitamento Materno.
Prevenção de gravidez – Carol Carvalho: naturóloga especialista em Ginecologia Natural.
Planejamento do Parto – Kelly Máxima: enfermeira, mestre e doutoranda pela USP, estuda o plano de parto como ferramenta potente para combate à violência obstétrica e no desenvolvimento da autonomia da mulher.
Parto Humanizado – Nathalya Camargo: obstetriz especialista em saúde coletiva e docente da Universidade de São Paulo (USP).
Pós-parto – Mayara Boareto: obstetriz, fundadora do Instituto Mulheres da Terra.
Cuidados com bebê recém-nascido – Maíra Salomão: naturóloga, fundadora do Saúde Elementar.
Contracepção e prevenção da gravidez – Ellen Vieira Parteira: obstetriz.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: