Na ALPB: CPI do Feminicídio apresenta relatório de ações de 2019 e 2020

By 28 de dezembro de 2020Justiça, Machismo mata, Paraiba

Apenas no primeiro trimestre de 2019, 32 mulheres foram vítimas de feminicídio na Paraíba, com mais de 1.900 inquéritos instaurados no Estado e a concessão de 1.133 medidas protetivas. É o que aponta o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que presta conta das atividades desenvolvidas entre 2019 e 2020.

Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, as mulheres tornaram-se ainda mais vulneráveis à violência e feminicídio. “2020 foi um ano de desafios na ciência, na política e na humanidade, mas não recuamos”, ressaltou a presidente da CPI, a deputada Cida Ramos.

A parlamentar disse, ainda, que o relatório é fruto do trabalho dos deputados da Casa, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da CPI do Feminicídio, bem como do diálogo com o Ministério Público da Paraíba, com a Defensoria Pública e com o Tribunal de Justiça.

Para a presidente, a CPI pretende não só ser um canal de interlocução que possa apresentar quais as medidas para enfrentar a questão do feminicídio, mas também criar ferramentas de monitoramento.

O documento da CPI propõe uma série de mecanismos de controle e de acompanhamento das políticas públicas de combate ao feminicídio implementadas pelas administrações públicas do Estado. O relatório também apresenta os projetos de leis e de indicação e, também, as campanhas e reuniões realizadas nos anos de 2019 e 2020.

>>> O relatório completo está disponível aqui <<<

Prorrogação dos trabalhos

Em virtude da pandemia do novo coronavírus e a consequente interrupção das atividades presenciais na Assembleia Legislativa, as atividades da CPI do Feminicídio foram prorrogadas por mais um ano, e a perspectiva é que os trabalhos de investigação sejam concluídos em 2021.

Instituída em maio de 2019, a CPI do Feminicídio da Paraíba tem o objetivo de investigar o fenômeno no Estado e sugerir iniciativas para o enfrentamento desse tipo de crime.

do portal da ALPB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: