Justiça paraibana promove curso preparatório online para adoção

By 11 de janeiro de 2021Paraiba
A equipe da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju) do Tribunal de Justiça da Paraíba, que tem como gestor o juiz Adhailton Lacet (titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital), já está nos preparativos para a retomada da terceira turma do Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Adoção – modalidade EaD. A capacitação está prevista para ocorrer no período de 25/01/21 a 08/02/21 e conta, até o momento, com 95 pretendentes, sendo 43 de João Pessoa e 52 de outras comarcas, como Alagoinha, Guarabira, Esperança, Santa Rita, Campina Grande, Remígio, Rio Tinto, Catolé do Rocha e da cidade de Brasília.

O magistrado lembrou que a formação seguirá a mesma estrutura dos cursos realizados ano passado, no formato virtual, tendo em vista que a pandemia continua em evidência, bem como a necessidade do distanciamento social. “Além disso, essa estrutura deu certo, sendo coroada de êxito. A realização do evento por meio da plataforma digital superou as expectativas, inclusive, pela abrangência nacional, visto que qualquer pessoa de outros estados pode participar”, ressaltou Lacet, pontuando que o curso é um dos requisitos para o processo de habilitação. “Esperamos que um número razoável de pretendentes se inscreva e que possamos realizar um curso de adoção com conteúdo abrangente e que satisfaça a todos”, realçou.

A psicóloga e analista judiciária do Setor de Adoção, Miucha Lins Cabral, informou que para solicitar a inscrição no curso preparatório é necessário ter dado entrada no processo de habilitação para adoção e que o pedido de inscrição é efetuado pelo e-mail: [email protected]. “Nós preparamos o curso com muito carinho e dedicação e esperamos que seja uma rica oportunidade de aprendizagem e de troca de conhecimentos e experiências para os postulantes à adoção”, enfatizou.

Estrutura – A capacitação encontra-se estruturada em 8 módulos, com as seguintes temáticas: aspectos jurídicos, sociais, psicológicos e pedagógicos da adoção; adoções necessárias; Programa Acolher; acolhimento institucional e apadrinhamento de crianças e adolescentes; e Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Também são disponibilizados depoimentos de pessoas que já adotaram, perguntas e respostas sobre adoção e um material escrito com as dúvidas mais frequentes.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: