Dez atitudes que os homens poderiam tomar para ajudar a combater o machismo

By 16 de janeiro de 2021Machismo mata

Sabemos que para combater o machismo não basta apenas nos empoderarmos e brigarmos por um espaço de equidadade na sociedade. É preciso de um esforço concentrado dos homens para mudar suas atitudes. Mesmo sem lugar de fala, é preciso combater a misoginia, propagar a ideia de que somos todos parte da sociedade, sem importar a preferência sexual e o gênero e colocar a mão na massa em tudo aquilo que historicamente, a sociedade colocou como um “direito adquirido” para os homens, e como “obrigação natural” para as mulheres.

Por isso, com a ajuda de amigos que estão em constante desconstrução, nós do Paraíba Feminina listamos aqui 10 coisas que os homens podem fazer cotidianamente no sentido de contribuir no combate ao machismo.

1- Empatia: 

É importante se colocar no lugar do outro, no caso, da outra, para perceber como algum comportamento ou fala pode ser agressiva e injusta.

2- Atividades domésticas

Parem com a ideia de “ajudar”. Se vocês vivem juntos numa mesma casa, não é pra ajudar, é pra DIVIDIR. Se os dois comem, os dois sujam, os dois bagunçam, por que só ela deve sair limpando? Outra coisa bem importante: não espere sua companheira pedir, você já é adulto, levante e se mexa!

3- Respeito às diferenças

Essa regra é fundamental não só para as mulheres, mas para seres humanos em geral. Se existe um relacionamento, e as diferenças são absurdas, gritantes e totalmente incompatíveis, talvez seja o caso de se analisar se vale a pena tanto sacrifício.

4- Respeite o lugar de fala

Você não tem noção do que é engravidar, parir e amamentar. Você não tem noção do que é receber uma encoxada no ônibus de um estranho. Você não tem noção do que é ter medo de receber um entregador quando tá sozinho em casa… Então só fale daquilo que você tem vivência e não venha com essa de “exagero” ou “mimimi”, ouça, acolha, se coloque pra ajudar, mas não minimize nem fale daquilo que você não sabe.

5- Reprove os abusos alheios

De que adianta tentar se desconstruir e não falar nada diante dos comentários cretinos dos seus amigos? É a partir do seu círculo social que você tem que agir.

6- Se posicione contra atitudes machistas

Não precisa ser sua amiga, conhecida, ou parente. Mas se você presenciar uma cena de abuso ou agressão contra uma mulher, tome uma atitude! Não permita assédio no ônibus, não permita uma violência doméstica. Se você soube que um amigo fez uma dessas, chame ele pra conversar e mostre como essa atitude faz dele um covarde! Homens costumam respeitar muito a opinião de outro homem, fica a dica.

7- Seja mais companheiro

Chegue junto, mostre que você tá perto, ofereça seu colo, seu ombro e sua escuta.

8- Lute pela equidade dentro e fora de casa

Bote a cara no sol, exponha seu ponto de vista e não tenha medo de alguma retaliação por parte da comunidade alfa. Você tá fazendo o certo. Uma sociedade sem machismo é boa também para os homens.

9- Dê prazer na hora do sexo, não fique só esperando receber

E não tenha vergonha de perguntar o que ela quer, do que ela gosta, o que a deixa mais confortável. Também não force situações, não exija nada. Sexo é troca, e quando tudo é feito com consentimento, tesão e intimidade, fica sempre melhor pra os dois.

10- Não queira mudar as mulheres, mude sua forma de pensar

Sim, eu sei que sua avó e sua mãe eram mulheres maravilhosas. Mas elas viviam outro tempo, outro contexto. Elas não tiveram voz e talvez, jamais tiveram a oportunidade de dizer o quanto estavam tristes e cansadas. Agora nós reclamamos, nós falamos e nós exigimos o que é de direito, e é você, caro leitor, que tem que se adaptar à isso.

 

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: