Caos, esvaziamento e desorganização! O Enem deste ano tem a cara do Governo Bolsonaro

By 18 de janeiro de 2021Brasil

Menos da  metade dos inscritos compareceu. Candidatos barrados na porta da sala. Estados com alta no número de casos covid, fora o Amazonas que conseguiu suspender as provas. Desorganização, caos e transtorno. Esse foi o resultado do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que aconteceu neste domingo (17) e só comprovou o que estudantes e especialistas já advertiam desde o ano passado: “não vai dar certo”.

Como um bom bolsonarista/negacionista, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o Enem 2020 “foi um sucesso”. “No meio de uma crise, mobilizar milhões de pessoas, para mim foi um sucesso”, afirmou. 

Embora o Inep, autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame, tenha assegurado que seguiria protocolos de segurança para fazer a prova em plena pandemia, houve candidatos barrados na porta da sala de prova porque os locais já estavam com a lotação acima do que estabelecia o protocolo contra a Covid.

Casos assim foram registrados no PR, RS, SC e SP. Os candidatos reclamaram que não receberam comprovantes ou qualquer documento após serem informados que teriam que fazer a reaplicação.

Numa consulta realizada ainda em 2020, 49,7% dos estudantes optaram pela prova em maio de 2021 e 35,3% votaram pela prova em janeiro. Mas o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, ignorou. Apesar de ter saído do Ministério pela porta dos fundos, Weintraub conseguiu deixar seu estrago.

A realização do Enem esse ano é um equívoco sem precedentes. Além da desorganização e dos riscos, temos que botar nessa conta a imensa desigualdade entre os candidatos. É incoerente, pra não dizer criminoso, avaliar de forma equivalente um estudante que fez cursinho online com uma internet de qualidade, num ambiente apropriado e dispondo de todo material possível, com um estudante de periferia que só dispunha de um celular com internet lenta.

Nesse primeiro dia de provas, os concorrentes  responderam questões sobre linguagens, ciências humanas e redação. O segundo dia de aplicação do Enem impresso está previsto para ocorrer no próximo domingo (24). Serão 5h para responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

da redação, com informações do G1

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: