O perigo das cirurgias estéticas em uma tragédia do nosso lado com uma digital influencer

By 24 de janeiro de 2021Justiça

Liliane Amorim tinha 26 anos, um filho, mais de 180 mil seguidores no Instagram, uma carreira de digital influencer, e uma beleza que se encaixava em todos os padrões midiáticos possíveis. Seja por pressão do próprio espelho, ou por “indicação” de alguma marca ou produto, o fato é que Liliane resolveu se submeter à uma lipoaspiração para corrigir o que já podia ser considerado perfeito.

O procedimento aconteceu dia 9 de janeiro. Depois da lipo, Liliane recebeu alta e foi pra casa. Dia 15, a modelo foi internada novamente sentindo muitas dores e precisou passar por uma nova cirurgia. De acordo com o colunista Hugo Gloss, ela ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, em estado grave. Na manhã deste domingo, 24, Liliane faleceu.

De acordo com uma pesquisa divulgada em dezembro de 2019 pela ISAPS – Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, no ano de 2018, o Brasil registrou a realização de mais de 1 milhão de cirurgias plásticas, além de 969 mil procedimentos estéticos não cirúrgicos.  Estes números fazem com que o nosso país se torne o campeão entre os países que mais realizam procedimentos estéticos no mundo.

Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que  Além disso, segundo dados da Vigilância Sanitária Americana (DFA), a cada 100 mil cirurgias de lipoaspiração três resultam em morte. Mas há um porém: apenas uma parcela das mortes chegam ao conhecimento da imprensa, já que somente 7% das certidões de óbito são preenchidas corretamente.

Além desse dado alarmante, a pesquisa constatou que em 93% existem imprecisões ou lacunas que dificultam saber a causa da morte. Com dificuldade na divulgação das mortes na lipoaspiração, o cenário dificulta a detecção de eventuais erros e a adoção de medidas que poderiam preveni-los.

Ou seja, a equação formada por um padrão irreal, aliada à uma falta de conhecimentos reais sobre os riscos de procedimentos invasivos e o acesso cada vez mais facilitado para cirurgias plásticas, resultam em morte, nem sempre conhecidas e divulgadas.

De acordo com o ex-marido da influencer José Bernardino de Sousa Neto, o velório e o enterro da modelo devem acontecer em Afogados (PE), terra natal de Liliane. Horários e detalhes da cerimônia, no entanto, ainda não foram informados pela família.

da redação. com informações do Uol e G1

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: