Bebê resgatada após sofrer maus tratos expõe realidade de mães que não aguentam o peso de criar os filhos sozinhas

By 25 de janeiro de 2021Justiça

A notícia é um soco no estômago: Uma bebê, de idade não confirmada, precisou ser resgatada e retirada da guarda da mãe após ser vítima de maus-tratos. A mulher gravou um vídeo onde a criança aparece nua, com os pés e mãos amarrados enquanto é chamada de ratazana. O caso ocorreu em Girau do Ponciano, agreste do Alagoas.

O vídeo dos abusos foi entregue à polícia na tarde do último sábado (23) pela avó paterna da vítima. Os agentes imediatamente acionaram o Conselho Tutelar e se encaminharam até o local. A criança foi encontrada já desamarrada e mãe foi encaminhada para a Delegacia, onde foi ouvida e liberada. Por não ter sido presa em flagrante, ela não foi autuada.

Segundo a polícia, a suposta agressora não demonstrou resistência em liberar a filha para viver com a avó, e o pai vive em outro estado. A suspeita deve ser denunciada ao Ministério Público Estadual.

Depois do coice, vamos aos números:

De acordo com dados do Disque 100, foram registradas 26.416 denúncias de maus tratos em crianças e adolescentes entre março e junho deste ano, contra 29.965 no mesmo período de 2019. Dos casos de abuso sexual infantil, mais de 70% são cometidos por alguém próximo, incluindo pais, tios, avôs, padrastos.

Os dados sobre crimes contra crianças cometidos por homens da família da vítimas estão disponíveis em matérias, pesquisas e estudos. Já no que se refere à violências cometidas pelas mães, ainda há um vácuo de informações e as que existem, apontam diretamente a negligência e a omissão. Há um tabu existente nas mães que violentam, e até matam, seus próprios filhos. A sociedade não apenas exige que mulheres sejam mães: exige que a maternidade seja compulsória e exige que o amor maternal seja presente e constante.

Precisamos de mais estudos, de mais pesquisas, de mais dados: o que leva essas mulheres a cometer esse tipo de violência? Quais caminhos ela percorreu até chegar nesse extremo? Como entender, e por consequência, prevenir esse tipo de situação?

Tivemos acesso à fotos desse caso, e ao vídeo. Obviamente não iremos postar. 

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: