Racismo reverso no BBB? Entenda a polêmica que fez a irmã de Fiuk reclamar e depois se arrepender

By 29 de janeiro de 2021Vidas Negras

A irmã do cantor Fiuk, Tainá Galvão, gerou polêmica ao se referir que o programa que o irmão participa estaria fazendo “racismo reverso”. A insinuação da moça ocorreu na noite desta quinta-feira (28) depois que a dupla Nego Di e Lucas Penteado vencerem a Prova do Líder, do Big Brother Brasil (BBB), e o humorista escolheu os membros do grupo VIP, optando por todos os participantes negros da casa e Viih Tube.

“Ó, que piedade pras minas. Chama o Felipe [Fiuk]. Ó, depois fala que não tem preconceito, gente”, diz Tainá no vídeo que publicou em seu Stories. “Mas ‘só vale de um lado’, né”, bradou ainda. Rapidamente ela apagou sua postagem, mas como o print é eterno (até dos vídeos), o momento foi capturado e republicado pelo Instagram Gossip do Dia.

Partindo do princípio que não temos lugar de fala quando falamos de racismo, aqui cabe um comentário de quem defende o movimento negro e entende que aos brancos, cabe ouvir, refletir e aprender. Dito isso, vale uma reflexão sobre perdas e processos históricos do povo negro no Brasil.

Desde que a escravidão de pessoas negras se tornou fundamental na economia do país, passando por uma abolição que excluiu essa população de quaisquer direitos de cidadania e que até hoje, violenta, humilha e mata pessoas negras apenas pela cor, é primordial enxergar que eles possuem todos o requisitos históricos para se unirem por uma causa. Nós brancos já formamos nossa própria panela e já excluímos as pessoas negras a quase 500 anos. Nos cabe, apenas, reconhecer esse espaço.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: