A vulnerabilidade das crianças pobres exposta em mais um caso de criança presa em barril

By 26 de fevereiro de 2021Brasil, Justiça

Doença, desemprego, desamparo, pobreza, fome, desespero. Lidar com situações limite não é tão simples, e quando os limites estão cada vez mais longo, como é o caso do Brasil, situações absurdas e violentas ficam cada vez mais comuns, especialmente entre os mais vulneráveis. E sim, existe uma categoria populacional que pode ser descrita como a mais vulnerável de todas: as crianças pobres.

As escolas públicas estão fechadas e não há qualquer indício de que as aulas possam recomeçar sem que haja um plano de vacinação que contemple os profissionais de educação. Esse ponto é indiscutível. Mas, para além da questão educacional, em que pese o prejuízo de aprendizagem – até agora, impossível de calcular – outras nuances perversas atingem essas crianças.

Ainda no início da pandemia, produzimos uma matéria sobre os casos de abuso sexual infantil. 60% desses crimes acontece em casa. Fora os abusos físicos, psicológicos, negligência e abandono. Releia aqui.

A Polícia Militar de São Paulo resgatou na noite desta quinta-feira (25) uma criança de três anos presa dentro de um barril no bairro do Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo. Os policiais foram ao local atender uma denúncia de maus-tratos junto com membros do Conselho Tutelar da região e encontraram o menino nu, dentro do barril que estava rente à parede da casa, para evitar a saída do espaço.

Em 6 de fevereiro, uma criança de dois anos foi encontrada amarrada e sozinha em uma casa na região de Cidade Líder, também em São Paulo.

Outro caso de grande repercussão aconteceu em Campinas, no interior de São Paulo, onde uma criança de 11 anos foi resgatada em 30 de janeiro, após ser encontrada por policiais militares com as mãos e pés acorrentados dentro de um barril de ferro em uma casa no Jardim Itatiaia.

Esses são os casos que geraram mais repercussão, outros existem e não ganham manchetes. O que está sendo feito, por parte do poder público, que possa garantir a segurança e a integridade dessas crianças?

Em caso de maus tratos contra crianças, acione o Conselho Tutelar da sua cidade. Nesse link, você encontra os contatos de todas as unidades do Conselho Tutelar em João Pessoa.

da redação

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: