Taxa de desocupação dispara e atinge uma a cada cinco mulheres paraibanas

By 6 de março de 2021Brasil, Lute como uma garota

O ano de 2020 foi especialmente cruel com as mulheres. Perdemos postos de trabalho, perdemos renda, aumentamos a carga de trabalho doméstico. Mesmo quem conseguiu manter o emprego, sofre com o aumento da diferença de salários com os homens. Sim, a disparidade já existia, mas aumentou de forma considerável.

 

 

Só aqui na Paraíba, o aumento da taxa de desocupação das mulheres saltou de 13,3% em 2019, para 19,3% em 2020, acima da média nacional, que apontou uma taxa de 16,8% em 2020. Os dados são da pesquisa “A inserção das mulheres no mercado de trabalho”, realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese, e publicado na sexta-feira (5).

 

 

 

 

 

 

A disparidade nos salários entre homens e mulheres também aumentou no estado: se em 2019 essa diferença era de R$ 314,00, passou para R$ 432,00 em 2020.

 

 

 

 

 

 

Em relação às mulheres ocupadas (que compreende trabalho e estudo), a Paraíba também sofreu uma queda: Em 2019, 30,1% das mulheres estavam ocupadas, e em 2020, esse número caiu para 23,8%.

 

 

O aumento do desemprego, abandono da vida acadêmica e queda na diminuição de renda são os primeiros reflexos das consequências sociais e econômicas causadas pela pandemia. Com as escolas fechadas, coube às mulheres a tarefa do cuidado com os filhos, e por tabela, a sobrecarga do trabalho doméstico.

veja a pesquisa completa clicando aqui.

 

Leia mais:

Estudo do IBGE revela que mulheres paraibanas são as que mais sofrem no país com desigualdade no trabalho domestico

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: