Acusado de normalizar a cultura do estupro, desenho animado é “demitido” de filme após cena polêmica com atriz brasileira

By 9 de março de 2021Cultura

Programado para estrear em julho, o filme “Space Jam: Um novo legado” sofreu uma baixa em seu elenco. O gambá Pepe Le Pew, ou Pepe Le Gambá, não vai mais aparecer na continuação de “Space Jam: O jogo do século”, blockbuster de 1996 protagonizado pelo astro da NBA Michael Jordan. O novo live-action tem como principal estrela o jogador LeBron James, também produtor do longa.

De acordo com o site “Deadline”, o personagem teve cortada do filme uma cena rodada em junho de 2019, em que ele surge como barman. Enquanto atende uma cliente no balcão, interpretada pela brasileira Greice Santo (“Jane the virgin”), Pepe Le Pew começa a paquerá-la e beijar seu braço. Irritada, a mulher se afasta, joga a bebida nele e lhe dá um tapa. O gambá, então, é socorrido por LeBron e Pernalonga.

A cena foi comandada por Terence Nance, primeiro diretor de “Space Jam: Um novo legado”. Ele deixou o posto em 2019, abrindo espaço para Malcolm D. Lee, que teria decidido subtrair a sequência com Pepe Le Pew logo após ter assumido a cadeira de direção. A notícia sobre a “demissão” do personagem, no entanto, só veio à tona no fim de semana.

Ao “Deadline”, um porta-voz da Greice Santo comunicou que a brasileira lamenta o corte da cena. Vítima de assédio sexual no passado, a atriz comanda a ONG Glam with Greice, que visa capacitar as vítimas de violência doméstica. Segundo a assessoria, Greice estava “muito orgulhosa” por ter sido a escolhida por “castigar” o gambá.

O gambá e a cultura do estupro

Idealizado por Chuck Jones em 1930 e visto em animação pela primeira vez em 1945, Pepe Le Pew é uma figura do universo Looney Tunes, criado pela Warner. Curiosamente, seu nome já vinha sendo alvo de muita polêmica nos últimos dias por causa de um artigo publicado por Charles M. Blow, colunista do “The New York Times”.

Em seu texto, Blow problematiza diversos personagens de animações clássicas e afirma que Pepe Le Pew “normaliza a cultura do estupro”. O jornalista também argumenta que o racismo é elemento presente do imaginário infantil. Blow usa como exemplos o Ligeirinho (Warner), que reforçaria estereótipos sobre mexicanos, e a empregada dos episódios de Tom & Jerry (Hanna Barbera), uma figura negra que somente aparece em tela com as pernas à mostra e uma dublagem caricata.

Do Globo

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: