Machismo e desrespeito! Vereadora capixaba é criticada por roupa usada em sessão do Dia da Mulher

By 9 de março de 2021Machismo mata

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8), uma vereadora de Vitória foi criticada por outro parlamentar pela roupa que usava na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores.

O vereador Gilvan da Federal (Patriota) criticou a roupa usada pela vereadora Camila Valadão (PSOL), primeira parlamentar negra eleita na Câmara de Vitória, dizendo que não era “formal”.

“Algumas considerações sobre o regimento interno. Creio aqui que os vereadores aqui têm que estar com traje informal, e na minha opinião a vereadora não está com traje formal para a sessão”, disse o vereador, que acrescentou: “quem quer respeito, se dá o respeito”.

A blusa usada pela vereadora era vermelha, de manga comprida no braço direito e expunha o ombro esquerdo. De acordo com Camila, ela já usou a mesma blusa em outras sessões e não gerou polêmica.

“Sobre a minha roupa, não vejo nada e nenhum motivo pelo qual eu não possa usar. Só por que estou com o braço de fora? Aliás, já estive com essa blusa em várias outras sessões, em nenhum momento teve nenhum comentário sobre a minha roupa. Curioso que isso aconteça no Dia da Mulher”, retrucou a vereadora.

Logo após a resposta de Camila, é possível ouvir que os vereadores dizem que ela está linda. Não é possível identificar de quem partiu o comentário porque, neste momento, a câmera do plenário apenas capta o áudio, sem mostrar os rostos. “Está muito linda, vereadora. Com todo respeito ao seu esposo, está linda”, captou o microfone.

A Câmara de Vitória tem apenas duas mulheres eleitas entre os 15 representantes. Em defesa da parlamentar, a vereadora Karla Coser (PT) disse que, por várias vezes, sentiu falas dela e da parlamentar Camila Valadão diminuídas pelos colegas.

“Hoje é Dia Internacional da Mulher e a gente viu aqui um ato de desrespeito quando começou a sessão. De fato, não há objeção para nenhum tipo de vestimenta e a vereadora Camila já utilizou essa blusa em outras oportunidades. É uma coisa que eu não vou aceitar, que a vereadora Camila não deve aceitar, e nenhuma outra mulher que estiver aqui deve aceitar. É fundamental que a gente tenha respeito e aqui não se tem respeito. Repetidas vezes a minha fala é diminuída, a da vereadora é diminuída”, declarou a vereadora.

Do G1

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: