Somente com casos denunciados, Brasil registra uma menina estuprada a cada duas horas

A cada duas horas, uma menina foi violentada no Brasil em 2020. Os dados são dos canais oficiais Ligue 180 e Disque 100, que receberam juntos 5.670 denúncias de estupro de meninas até 14 anos. Levando em consideração que apenas uma pequena parte dos crimes é denunciado, esse número pode ser assustadoramente maior.

As crianças entre 12 e 14 anos apresentaram o maior número de denúncias: 2.700. Bebês de até um ano de vida correspondem a 33 denúncias de abuso sexual. Acompanhe o gráfico abaixo:

Dados do Disque Denuncia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os dados confirmam um cenário já visto em outras bases de dados, que trazem um número estarrecedor de meninas sendo violentadas de todas as formas no Brasil. Os meninos até 14 anos também foram vítimas deste crime, com 856 denúncias recebidas.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado no ano passado com casos já registrados na polícia, mostra que das 66.123 ocorrências de violência sexual contabilizadas pelas secretarias de segurança dos Estados brasileiros entre 2018 e 2019, 70,5% foram estupros de vulnerável -quando a vítima é menor de 14 anos ou não consegue oferecer resistência ao ato, porque está alcoolizada ou por uma enfermidade, por exemplo.

E a faixa etária das vítimas de estupro e estupro de vulnerável indica que 57,9% delas tinham no máximo 13 anos. Ou seja: mais da metade das vítimas de estupro no país tem até 13 anos.

Levando em consideração que 60% dos casos de abuso sexual infantil acontece dentro do ambiente familiar, é de se questionar a segurança física e mental de milhares de crianças e adolescentes em tempos do confinamento provocado pela pandemia do coronavírus.

Se você tem conhecimento de uma criança que é vítima de abuso, negligência ou violência, denuncie!

da redação

Leia mais:

O tabu e silêncio de denunciar abuso contra as crianças e o alerta para crimes sexuais em tempos de quarentena

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: